sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Vagn - Correio da Manhã - 1968


Durante algumas semanas em dezembro de 1968 o cartunista Vagn (Wagner Tadeu Horta) produziu tiras para o Correio da Manhã - RJ.

Sem título e apenas com  a assinatura do artista, os trabalhos tinham um tom de devaneio e falavam de assuntos ancestrais e deuses antigos.

Vagn tinha um traço sintético que seguia a linha de Saul Steinberg e faleceu precocemente aos 24 anos no dia 24/07/1970, vítima de um edema pulmonar.

Na revista Veja, nº 216, de 25/10/1972 encontramos a seguinte biografia:

"Vagn nasceu em Mariana (uma das mais antigas cidades de Minas), mas passou toda a infância em Caratinga — terra natal do também desenhista Ziraldo, a quem ele se ligaria, depois, no Rio. Do pai — um fiscal de rendas do Estado, inquieto, que se mudou com a mulher e os seis filhos ao longo de cinco cidades do interior — herdou o gosto pela aventura, pela procura de coisas novas, um certo inconformismo social. Da mãe (educada em colégio de freiras alemãs) trouxe a sensibilidade, que desde cedo se manifestou no interesse pela leitura e pela pintura. Antes de ir para o Rio, aos vinte anos, leu muito, desde Sartre até Guimarães Rosa, passando por Gorki e Kafka. O desenho de humor (só aparecido no Rio, sob o incentivo de Ziraldo) logo conquistou dois bons padrinhos, os jornalistas Paulo Francis e Reinaldo Jardim, que publicavam seus trabalhos na revista Diner's, no Jornal dos Sports e em O Sol. Depois, Vagn passou ao Jornal do Brasil (onde chegou a manter uma coluna nos sábados) e ao Correio da Manhã”.

Vagn participou do livro 10 em Humor, editora Expressão e Cultura, 1968.
Charge de Vagn no Correio da Manhã, 1968.

Vagn na revista Fairplay Especial, 1969.

Agradecimentos ao amigo João Antonio Buhrer.

Nenhum comentário: