terça-feira, 8 de outubro de 2019

Meia Dose - A Notícia - 1973

Meia Dose, de Redi, falava com humor do desenrolar da vida em uma comunidade carioca. Publicada em 1973 no jornal A Notícia. Meia Dose era o estereótipo do malandro e contracenava com Zenilde, sua companheira, e outros personagens do morro, como Raticha, um atirador.

Na revista O Bicho (editora Codecri, 1975), onde foi republicada, podemos ler:

"Essa figura já notória, facilmente identificável por suas entradas nas fotonovelas do Pasquim, é o Silvio Redinger, que atende pela alcunha de Redi. Quem vê o desenho leve do Redi, não imagina que ele tenha por trás tanta informação das barras do baixo-mundo. Filho de austríaco com polonesa, Redi nasceu na Beneficência Portuguesa (daqui), foi boy de firma, vendedor de miudezas a domicílio, complementador de quadrinhos (que vem do exterior em provas couchê e são remontados para o formato das 'nossas' revistas) e desenhista de propaganda. Aí pintou o humor na cuca do Redi e ele começou a acontecer na imprensa, fazendo charges, cartuns e, há dois anos, quadrinhos. Local da ocorrência: A Notícia, que vive da reportagem policial. Daí que o personagem do Redi estava em casa. Pois ele é isso que vocês vão ver".

Sobre o autor, na Wikipedia: "Silvio Redinger (Rio de Janeiro, c. 1939 — 14 de fevereiro de 2004) foi um cartunista e ilustrador brasileiro. Assinava-se Redi.

Já em 1958, com apenas 18 anos de idade, trabalhando na Bloch Editores, produzia a contracapa da revista Manchete Esportiva. Publicou cartuns no Pasquim e na Última Hora. Fez diversos trabalhos na TV Globo. Ilustrou o livro Humor Judaico de Moacir Scliar e o conhecido cardápio do La Mole. Foi o ilustrador mais prolífico do Gip-Gip Nheco Nheco, do Ivan Lessano pasquim. Estava radicado nos Estados Unidos desde os anos 80. Redi trabalhou no New York Times, assinando as duas únicas charges publicadas na capa do jornal desde a sua fundação.

Recebeu medalha de ouro do XV PRÊMIO COLUNISTAS NACIONAL de 1982, na categoria Campanha de menos de 60 cm, Série Cartum".

Redi na Manchete Esportiva - 1958.

Nenhum comentário: