Criado por Cassiano Roda para o jornal O Matraca em 1981, Oberdan era um papagaio crítico e abusado que comentava com humor os assuntos da atualidade. Como a editora Cotia, que editava o jornal, ficava na cidade de mesmo nome em São Paulo, Oberdan tinha por companheira uma cotia!
O Matraca era editado por Carlos Melo e Cassiano Roda, com a participação de Laert Sarrumor, do grupo Língua de Trapo e tinha como foco, principalmente, o mundo musical.
Segundo a Wikipédia: "Em 1981 o Língua (de Trapo) deixou de ser apenas (um grupo) musical para se tornar multimeios, produzindo filmes de curta metragem e lançando um jornal de humor e informação, O Matraca; este jornal inspirou a Rádio Matraca, nome dado a uma sequência de esquetes, paródias e vinhetas humorísticas ouvidas nos shows do grupo... Em 1984 André Barbosa Filho, ex-integrante da banda de pop-rock Light Reflections e na ocasião, coordenador da emissora USP FM, pertencente à Universidade de São Paulo, assistiu a um dos shows do Língua e teve a ideia de convidar o grupo a transformar a série de esquetes num verdadeiro programa de rádio".
Nenhum comentário:
Postar um comentário