sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O Homem da Lanterna Azul - Notícias Populares - 1972


Depois de alguns meses sem publicar nenhuma história em quadrinhos, quando apresentava os trabalhos de Carlos Dulci, o jornal Notícias Populares lança, em junho de 1972, O Homem da Lanterna Azul, do cartunista Grillo.

A tira foi anunciada com destaque na capa da edição de 25 de junho com o seguinte texto, onde o nome da série era grafado erroneamente como "O Homem da Luz Azul": "Corajoso e forte, inteligente e perspicaz, ágil e calculista é o HOMEM DA LUZ AZUL, o novo herói em quadrinhos que estará nas páginas de NOTÍCIAS POPULARES a partir de amanhã todos os dias. Não deixe de acompanhar as proezas do HOMEM DA LUZ AZUL, cujas aventuras só podem ser comparadas com às de James Bond".

Jan, o Homem da Lanterna Azul, era um aventureiro que ganha de sua namorada francesa Elise Martha, filha de um cientista louco, uma lanterna azul com uma poderosa luz cegante e passa a usá-la para o bem, na captura de bandidos e assaltantes de banco, sempre com o auxílio de seu mecânico e amigo, Gustavo. Jan morre tragicamente em um acidente de automóvel no final da aventura.

O desenho era ainda bastante imaturo, o que leva a crer que o autor era muito jovem nessa época e pouco se sabe sobre Grillo, mas muitas das tiras levavam também a assinatura de Fruet ou J.G.G..

Grillo prosseguiu por muitos anos produzindo tiras para o Notícias Populares, como por exemplo, A Caminho do Inferno, conseguindo uma evolução fantástica na qualidade de seu traço.

Charge de Grillo para o NP em 1973.

2 comentários:

VELOSO disse...

Que Bacana mais este resgate! E como é complicado pesquisar sobre Autores Nacionais tem muito pouca informações este Blog faz um Belo trabalho neste sentido de trazer informações e ajudar a preservar a Memória dos Quadrinhos!

Luigi Rocco disse...

Valeu, amigão!!!