sábado, 26 de maio de 2018

Dorinha - Última Hora - 1966


A série Dorinha foi publicada entre 1966 e 1967 no jornal Última Hora de São Paulo e fazia parte do lote de tiras distribuídas pela Maurício de Sousa Produções para esse veículo. 

É uma aventura policial sobre um golpe aplicado às custas de um colar falsificado, envolvendo três pilantras: Danilo, o suposto amante de Dorinha, Cristovão, um joalheiro desonesto e Cristal, um arrombador amigo de Danilo. Dorinha aparece apenas como pivô de toda a trama.


As 6 primeiras tiras foram desenhadas por Zezo (José Rivelli Netoe as seguintes não têm assinatura, mas pode-se perceber o traço de Benedito Aparecido da Silva, o ‘Apa’ e também de Paulo Ernesto Nesti, desenhistas que trabalhavam nos estúdios de Maurício nessa época.

Apa é mais conhecido por ser um dos criadores do Homem-Fera para a editora Graúna, mas foi bem atuante na décade de 1960.

Paulo Ernesto Nesti é pai do ilustrador Fido Nesti e após prestar serviços para a Maurício de Sousa Produções, foi ilustrador da série de livros do Sítio do Picapau Amarelo para a editora Brasiliense nas edições publicadas entre 1968 e 1970. Entre 1975 e 1978, foi diretor de arte na Spot, agência de propaganda. Tem obras no acervo do Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão.

Acima desenhos de Apa na publicação FTD Revista, 1967. 

Ilustrações de Paulo Ernesto para o livro “Viagem ao Céu” de Monteiro Lobato. 


Abaixo, matéria de apresentação das novas tiras publicada no sábado anterior à estreia:


10 heróis em Última Hora, diariamente em histórias vibrantes! 

"A partir de 2ª feira próxima, 12 de dezembro (1966), UH apresentará mais uma novidade para os seus leitores. 

Pela primeira vez 10 histórias em quadrinhos totalmente escritas e desenhadas no Brasil. Trata-se de uma série toda de historietas criadas por alguns dos melhores artistas brasileiros, entre os quais, Getulio Delphim, Vilmar, Osvaldo Talo, Álvarez e Maurício. 

Diariamente vocês vibrarão com as emocionantes aventuras dos “Comandos”, em espetaculares histórias de guerra; para os amantes da ficção científica, foi criada a serie “Ficção”, vibrante e atual; a sátira tambem está presente na série “Caixa Alta”, que vai contar comicamente o que vai “pela alta”; o “Doutor” é outra criação cômica especial; “Caramuru” será uma empolgante história de aventuras; “Dorinha” contará as aventuras e desventuras de uma jovem atirada na voragem de uma vida que ela não entende; uma detetive de saias, “Paula” é outra das atrações diárias; “Verso e reverso” virá em seguida, como nova bossa no campo da historieta; Miguel “Rei”, o motorista, será uma história de aventuras que prenderá atenção... e finalmente, teremos também o MUG, em interessantes e divertidas peripécias na sua primeira história em quadrinhos". 

Nenhum comentário: