quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Sr. Bra da Colônia - São Paulo Shimbun - 1956

Sr. Bra em 1957.

Em 1956, recém chegado ao Brasil, o desenhista japonês Yppe Nakashima passa a colaborar com o jornal São Paulo Shimbun e cria, para esse veículo, a série Sr. Bra da Colôniatira em quatro quadros (yonkoma) no formato vertical (mostrada aqui na horizontal para facilitar a visualização...).

São Paulo Shimbun é um tradicional jornal em língua japonesa*, dirigido aos membros da colônia e circula até hoje de terça a sábado.



A obra foi publicada diariamente a partir de 1956 e por todo o ano de 1957. A partir de 1958 sua periodicidade torna-se irregular e, muitas vezes, é substituída por uma charge do próprio Yppe, deixando de aparecer em meados desse ano.


Em 1973, com o sucesso obtido pelo filme PiconzéYppe retoma o personagem, atualizando-o e rejuvenescendo-o.


Sr. Bra da Colônia era o nome do protagonista e a série girava em torno dele e de outros moradores da pensão Conde, versando, com muito humor, sobre os problemas e o cotidiano dos membros do bairro da Liberdade, reduto de asiáticos na cidade, como por exemplo, a construção da estação do metrô.

A tira tornou a ser veiculada diariamente a partir de fevereiro desse ano até a morte precoce de seu autor no ano seguinte.


Os principais personagens, além do Sr. Bra, eram: o dono da pensão; sua esposa, a Tia; o garoto Don; o cachorro Labo; Dante, o eterno estudante; o vagabundo e a garota Beru da Liberdade.

*Agradecimentos ao amigo Mikio Oiwa pela tradução.

Sobre Piconzé, em janeiro de 1973, o jornal publicou: 

"Piconzé", de Yppe Nakashima, é um sucesso

Personagens do filme Piconzé

"Piconzé" é um desenho animado de longa-metragem em cores, de Yppe Nakashima, lançado com absoluto sucesso em três cinemas da Capital: Ouro, Paulistano e Lumiere. O filme está apenas repetindo o êxito que obteve no Rio de Janeiro, atraindo cerca de 100 mil espectadores numa só semana.

São os principais personagens do filme: o garoto Piconzé e sua namorada Maria Esmeralda, o papagaio Dom Louro Papo, o porquinho Chico Leitão, o bandido Gustavo Bigodão e outros.

A obra, de alto nível técnico, é o segundo desenho animado nacional de longa metragem, e o primeiro em cores.

FICHA TÉCNICA DO "PICONZÉ"

Produção: Produções Cinematográficas Telstar Ltda.; produtores: Yppe Nakashima, Sylvio Renoldi e Mário Araújo; direção, animação, argumento, desenhos de personagens e fundos de Yppe Nakashima; desenhistas: Akira Nakashima, Luiz Ayao Okamoto, Teruichi Yokoigawa, Chiyoko kadoguchi, Koji Sakaguchi, Masae Sako e Itsuo Nakashima; fotografia de Shigueru Tomosada e Ryoki Ueno; música e arranjos de Damiano Cozzella; letras de Décio Pignatari; diálogos suplementares: Nelson Padrella e João L. Araújo.

YPPE NAKASHIMA

Yppe Nakashima nasceu em 1926 no Japão, na província de Ooita, formando-se pela Universidade de Belas Artes de Kyoto. Veio ao Brasil há 15 anos, e trabalha fazendo comerciais para a TV. Um dia, há cerca de 4 anos, teve a ideia de fazer um desenho animado inspirado no folclore e nas lendas brasileiras, aproveitando o "know-how" adquirido nos estúdios japoneses, onde trabalhou durante alguns anos".

Cronologia de Yppe Nakashima publicada no convite da exposição retrospectiva de 2002 no Espaço Cultural Fundação Japão:

Japão 1926 - 1956
1926 - nascimento
1940 - 1ª publicação de charge em jornal regional
1943 - ingressa na Escola de Belas Artes de Kyoto
1945 - é convocado para a Guerra
1946 a 1952 - publicação de charges, tiras diárias, ilustrações e artigos em jornais e revistas
1956 - parte para o Brasil

Ilustração de Yppe para o livro História Ilustrada do Japão, de Augusto Yamazato - Editora 5 Cores - 1967

Brasil 1956 - 1974
1956 - atua na mídia impressa
1957 - inicia pesquisas em desenho animado
1966 - acumulou produções de curtas-metragens ao longo de dez anos, além de produzir vários filmes publicitários
- inicia a produção do longa-metragem Piconzé
1972 - Piconzé estreia nos cinemas
1974 - falece, deixando o segundo longa, Irmãos Amazonas, inacabado.

O filme Irmãos Amazonas foi retomado recentemente por seu filho Itsuo Nakashima.

Personagens do filme Irmãos Amazonas




Nenhum comentário: