sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Série Romântica - A Nação - 1963


Como o próprio nome já diz, Série Romântica era uma tira com histórias de amor, avulsas e sem personagens fixos.

Foi publicada no tabloide A Nação e era creditada a Gedeone Malagola. Alguns episódios tinham o crédito do cartunista Edison (pelo estilo do desenho podemos supor que seja um pseudônimo do próprio Gedeone).


A Nação era um tabloide paulistano das empresas O Esporte e A Hora que circulou entre 1963 e 1964, tendo como diretor-presidente J. B. Viana de Morais, como redator-chefe Nabor Caires de Brito e como editor de arte Luís Sanches.


Sobre Gedeone, os pesquisadores Goida/André Kleinert escrevem em seu livro Enciclopédia dos Quadrinhos (L&PM - 2011): 

GEDEONE - Brasil (1924-2008)

"Veterano argumentista e desenhista nacional, nasceu em São Paulo em 7 de julho. Seu nome todo é Gedeone Malagola. Começou estudando desenho com o pai, que era pintor. 

Formou-se em arquitetura, mas apaixonado pelos quadrinhos, as charges e a ilustração, na década de 40 começou uma enorme produção no gênero. 

Gedeone em A Marmita - 1947

Trabalhou para A Marmita, O Governador, Novo Mundo, Jupiter, Vida Juvenil e andou até pelo Rio Grande do Sul, na década de 60, quando ilustrou em quadrinhos a Vida do Padre Reus (padre jesuíta ao qual atribuem milagres, espécie de Padre Cícero da região). Ajudou a fundar várias revistas editadas pela Cômico Colegial (Congo King, Tambu, Jane West, Professor Pinguim, Capitão Wings, Capitão Astral e Aventuras no Sertão, com Milton Ribeiro, o Cangaceiro). Gedeone também fez a continuação de muitas histórias norte-americanas publicadas pelas editoras nacionais, suprindo a falta de mate­rial original (Juju Faísca, X-Men, O Homem Mosca). 

Seus personagens próprios mais conhecidos foram o Homem Lua, a Múmia, Raio Negro e Hydroman. Como roteirista de histórias de horror, apareceu nas páginas de Calafrio e Mestres do Terror, da D'Arte. Um dos melhores personagens roteirizado e desenhado por Gedeone, Raio Negro, teve reedições no tempo da Grafipar. 

Um pouco antes de sua morte, Gedeone e Emir Ribeiro trabalharam em uma aventura onde Raio Negro se encontrava com Velta. Antes disso, ele tinha participado nas revistas Metal Pesado e Guerreiro de Jobah".

Nenhum comentário: