Dono de uma inesgotável capacidade criativa, o cartunista Roger (Rogério Silva dos Reis) estreou no jornal Notícias Populares com a série Esquadrão Cinco.
Segundo o próprio autor: "Esquadrão Cinco foi a minha tira de estreia no Noticias Populares.
Inicialmente desenhada a nanquim sobre papel canson, hábito que em pouco tempo descartei. Os requisitos de definição exigidos pelo jornal não necessitavam de muito grau de detalhismo, por isso eu passei a desenha-la com canetas Pilot e Futura sobre papel sulfite, técnica que mantive durante todo o meu tempo no Notícias, pela velocidade que conseguia na execução da arte.
Esquadrão Cinco contava a história de um grupo secreto de cinco agentes nacionais, em missões onde a polícia não poderia atuar. Foi a "nave mãe" de onde partiram tempos depois as séries Espionagem e Agente Ômega, em spin-offs com personagens remanescentes da série principal.
Os vilões eram personificados pela organização terrorista SOMBRA, que tinha no Caveira seu líder supremo e em Número Um o principal e mais treinado agente das forças do mal. (Qualquer semelhança com a organização SPECTRE de James Bond não é mera coincidência!)
A série visava preencher uma lacuna nas HQ nacionais, sempre carente de espiões e agentes secretos. Haviam histórias de James Bond, Mata Hari e Modesty Blaise nos quadrinhos, e "Agente da Uncle" e "Departamento S" na TV, mas praticamente nada nacional, e Esquadrão Cinco surgiu com personagens brasileiros e paisagens nacionais, o que era uma grande novidade".
Um comentário:
Excelente trabalho de resgate.
Gosto do seu blog, apesar deu estar concentrado mais no século XIX.
abraço
http://agaqueretro.blogspot.com.br/
Postar um comentário