terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dr. Baixada - Jornal do Brasil - 1983



Feroz crítica à nossa violência cotidiana, Dr. Baixada era um justiceiro que resolvia qualquer problema a bala.

O cartunista Luscar criou o Dr. Baixada em 1980, na época do Mão Branca e do Esquadrão da Morte que atuava na Baixada Fluminense. Capa preta, chapéu e arma na mão, esse é o Dr. Baixada, sempre atuando — ou no assaltante ou na vítima. A ordem é apagar, fazer o serviço, sem perguntas e sem que ele próprio saiba a quem serve. O mais impressionante é que o Dr. Baixada, matando indiscriminadamente, acredita estar fazendo o bem. O personagem foi criado inicialmente para a revista Mad (da editora Vecchi), da qual saiu para a página de quadrinhos do “Caderno B” do “Jornal do Brasil.

Participavam da série, além da fauna noturna de nossas grandes cidades, dois meninos de rua cuja principal preocupação era sobreviver por mais um dia.

Dr. Baixada foi publicado em livro pela editora Circo, teve revista própria pela editora Hamasaki e saiu também na revista X-Nóia (editora Escala, 2000).






2 comentários:

Dyel disse...

O cartunista Luscar faleceu, no dia 25/03/2022, mas a notícia só foi divulgada no dia 31 do mesmo mês. Ele faleceu no Hospital Mandaqui,em SP, de um ataque cardíaco, após lutar contra um câncer de pulmão. A matéria completa está aqui:
https://universohq.com/noticias/faleceu-o-cartunista-luscar/

Luigi Rocco disse...

É isso aí, Dyel, mais um duro golpe para as artes gráficas brasileiras :(