quinta-feira, 3 de julho de 2014

Inseto City - Projeto Tiras - Ed. Abril - 1979


"Inseto City - é uma Cidade superdivertida onde vivem vários personagens. como o Conde Pernilgo, eterno injustiçado e representante da infinidade de insetos que vivem na cidade.

Através de pequenas histórias, o cotidiano desses animais é satirizado de maneira cômica, em situações engraçadíssimas, onde surge também o lado crítico dos habitantes do local. E assim, os autores conseguem mostrar num mundo de fantasia, problemas muito semelhantes aos dos humanos".

"Claudino e Paiva - o primeiro nasceu na cidade de Penedo, em Alagoas, a 24 de maio de 1948. Ainda criança, veio para São Paulo, onde cedo começou a se interessar pelas artes gráficas.

lniciou sua carreira como desenhista de histórias em quadrinhos para a Maurício de Sousa Produções, tendo também trabalhado com personagens de Hanna-Barbera e Walt Disney. Já publicou algumas vezes tiras de quadrinhos para jornais de bairro e do interior de São Paulo. Atualmente (1979) é ilustrador do Centro de Criação das revistas infantojuvenis.

Paiva nasceu em Santa Helena, interior de Goiás a 4 de agosto de 1957. Em São Paulo, iniciou sua carreira profissional como argumentista para as histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa. Atualmente (1979) cria textos para as revistas Disney".

.......................................................................................................

Em depoimento, o desenhista Carlos Avalone nos fala um pouco sobre Claudino:


"Que bom você perguntar sobre o Claudino, é um prazer falar algo sobre esse que foi um grande amigo meu. No meu blog tem uma foto do pessoal do Projeto Tiras da Abril em que ele aparece. O nome dele completo é José Claudino Gomes, não lembro agora em que cidade nasceu. Trabalhamos juntos nos estúdios Mauricio e depois na Abril.

Eu considero que o Claudino foi o melhor desenhista de personagens Mauricio de todos os tempos. Vou lhe contar um fato de bastidores. Todos sabem que Mauricio sempre fez questão de ele mesmo desenhar as hqs do Horácio, ele nunca deixava ninguém mais desenhar. Pois é, o Claudino foi o único desenhista em que o Mauricio confiou o suficiente para dar a ele a missão de desenhar as hqs do Horácio. Isso eu comprovei pessoalmente nos quase dois anos em que trabalhei com o Mauricio. Se alguém mais veio a desenhar o Horácio depois que eu fui para a Abril, eu não sei.

Mais tarde o Claudino saiu do Mauricio e foi também para a Abril. O curioso é que, apesar de ser um desenhista fora de série, ele nunca se deu muito bem com personagens Disney. Ele demonstrava uma certa resistência a esses personagens. Na Abril ele se especializou em ilustrações para as publicações especiais e nas ilustrações de capas e, nos quadrinhos, preferiu os personagens não-Disney, tipo Pantera Cor-de-Rosa, os Hanna-Barbera e os infantis da Warner. Ele me confidenciou algumas vezes que não gostava de desenhar Disney, fazia porque precisava. Mas os personagens do Mauricio ele adorava. E foi o melhor enquanto fez.

Como autor de quadrinhos ele nunca se destacou. Não conseguia criar personagens nem escrever histórias. Por isso é um pouco difícil encontrar informação sobre ele na web. Entrou no Projeto Tiras como desenhista em parceria com o roteirista Paulo Paiva, onde fizeram Inseto City. Ele faleceu na década de 80."

3 comentários:

Cesar Gomes disse...

Olá meu nome é César conheço um pouco sobre a história desse grande mestre dos HQs ele nasceu em Alagoas ficou e foi casado com Maria das Graças Gomes uma mineira q trabalha na região central da cidade de São Paulo ... pelo que eu sei eles se conheceram dentro do ônibus e depois que se casaram ela o ajudava a pintar alguns quadrinhos , alguns anos depois infelizmente ele veio a falecer no ano de 1992 com um AVC ... mais ele tinha umas idéias ótimas cheguei a ver o conde pernilgo um enorme pernilongo desenhado na parede de um dos seus quartinhos "escritório" em sua casa localizada na zona sul de São paulo aonde em sua sala ele desenhou na parede tbm um cachorro em meio ao campo de flores o cachorro se parece muita com uma que ele tinha ba época chamada sucinha .... Não sei se o conde pernilgo era personagem dele ou de alguma empresa ... vi tbm vários desenhos feito a caneta Bic algo inacreditável ele tinha tbm um projeto pra aquela época era bem evoluído que não dá pra comentar pois acharão q estou louco mais era um mestre na arte dos HQS caso queiram saber um pouco mais me envie um email
Cesar.gomes1012@gmail.com
Retornarei com imensa satisfação um abraço

Unknown disse...

Esse foi o meu avo

Luigi Rocco disse...

Olá, Natalia. Obrigado pela visita. Se puder enviar mais algumas informações biográficas sobre o Claudino (data e local do nascimento etc) posso complementar a postagem. abs