sexta-feira, 12 de julho de 2024

Bundha - 1986

Bundha estreou em maio de 1986 na revista universitária Brigitte (FAU-USP). O personagem era uma sátira às aventuras de caráter colonialista passadas no continente africano. Com um traço bastante peculiar, a figura do nosso herói era baseada nas tradicionais máscaras ritualísticas usadas nas cerimônias dos povos originários da África.

Bundha foi praticamente o trabalho de estreia do cartunista Newton Foot e, apesar de abusar dos trocadilhos e das frases de duplo sentido, teve um sucesso meteórico. Em agosto do mesmo ano teve suas primeiras aventuras publicadas em forma de tiras no Jornal do Campus (USP-SP) e ganhou revista própria pela Press Editorial com dois números lançados entre 1986 e 1987. Nas revistas Bundha ganhou, além de um filho, a companhia de elefante Tromba e de seu amigo Sunga.

.............................................................

Newton Foot (1962, São Paulo, SP) estudou arquitetura na Universidade de São Paulo, onde conheceu Fábio Zimbres, com quem lançou a revista Brigitte em 1986. Um ano mais tarde ganhou o Troféu HQ Mix como roteirista nacional ao editar a revista Bundha.

Como roteirista fez parte da equipe de redatores do programa de TV infantil “TV Colosso” nos anos 1990. Fez diversos trabalhos para editoras de livros didáticos (Atica, Scipione, Moderna, AJS, Saraiva, Editora 34, Hedra, Escala Educacional, FTD) e para o mercado corporativo (Natura, HTH, Yazigi, Camicado, Animal Flower, União Cultural Brasil Estados Unidos e Blue Tree).

Foot foi também responsável pelos desenhos da tira Afagos Amargos, para conhecer clique aqui.


Revista Bundha nº 02, Press Editorial, 1987.

2 comentários:

Rafael B. Dourado disse...

"apesar de abusar dos trocadilhos e das frases de duplo sentido, teve um sucesso meteórico" - e se o sucesso fosse justamente pelos trocadilhos fantásticos?

LUIGI ROCCO disse...

Bem pensado, Rafael. Grande abraço!