sexta-feira, 13 de maio de 2022

Caça aos Tubarões - 1947

Recém chegado ao país, vindo de Portugal, Jayme Cortez (1926-1987), após ter realizado algumas charges para o jornal O Dia, estreia sua carreira nos quadrinhos brasileiros com a série Caça aos Tubarões, no jornal Diário da Noite (SP). 

A aventura em 29 capítulos, iniciada em 30 de abril daquele ano, segue a linha das histórias criadas por Cortez em Portugal e publicadas em O Mosquito e conta as aventuras de Faísca e Pedrinho, dois garotos do povo, em luta contra "os tubarões", como eram chamados os contrabandistas e maus comerciantes que ludibriavam a população e aumentavam abusivamente o preço de mercadorias estratégicas naquele período pós-guerra. Os capítulos variavam em colunas com 2, 3 ou até 4 tiras sobrepostas.

No decorrer da história Faísca e Pedrinho, em apuros, são auxiliados por sua professora D. Roberta e pelo investigador Erasmo.

Vale ressaltar os cenários dos quadrinhos onde são retratados paisagens paulistanas como o Mosteiro de São Bento e o edifício Altino Arantes, na época sede do Banespa.

Curiosamente, alguns dias antes da estreia da série, foi publicado o anúncio abaixo fazendo alusão à Guerra aos Tubarões.

Um comentário:

Fabio Moraes disse...

Olá caro amigo. Excelente tua publicação! Parabéns por ajudar a divulgar o trabalho do Cortez.