sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Capitão Bandeira - 1974



Capitão Bandeira apareceu pela primeira vez em dezembro de 1974 no Suplemento Quadrinhos da Folha de S. Paulo. Criado pelo cartunista Paulo Caruso e pelo arquiteto e designer Rafic Jorge Farah, Bandeira era um malandro carioca com uma filosofia bastante particular, meio esperta, meio mística, de chapéu e terno brancos. Circulava pelo morro e pelo asfalto na companhia de seu amigo Agenor Pantera e do professor Mitologicus Contemporanius, um guru e feiticeiro com práticas mágicas peculiares.

Essa aventura foi republicada em preto e branco no nº 9 da lendária revista independente Balão.


Capitão Bandeira em 1975 na revista Balão.

Em 1983, já com traça mais elaborado que viria a caracterizar Paulo Caruso em seus quadrinho políticos das série Bar Brasil e Avenida Brasil, o personagem ganhou um álbum de luxo lançado pela editora L&PM chamado As origens do Capitão Bandeira. Nessa publicação podemos conhecer a gênese do herói, sua ligação com partículas espaciais denominadas 'bolas de fogo' e com um urubu de nome Urublues. A aventura conta com a participação de várias personalidades do meio artístico, como o apresentador Chacrinha, a cantora Gal Costa e a modelo e jurada de programas de auditório Elke Maravilha.

 
Capitão Bandeira em 1983 pela editora L&PM.

Existe um filme de 1971, dirigido por Antônio Calmon, com roteiro do ator Hugo Carvana, chamado Capitão Bandeira contra o doutor Moura Brasil. Paulo Caruso declarou que o filme serviu de inspiração para os quadrinhos, mas as aventuras desenhadas têm muito pouco a ver com as histórias de Caruso e Rafic, a não ser o fato de Carvana aparecer nos desenhos 'interpretando' o personagem Charles, o ladrão honrado.

O Capitão teve ainda mais duas aventuras publicadas na revista Circo, no número 03, "O Rapto de Ipanema", e no número 04, "Miragem", em 1987 pela Circo Editorial.

Acima, Capitão Bandeira na revista Circo nº 04, 1987. 

 

Para saber mais sobre Paulo Caruso clique aqui.

3 comentários:

Estúdio Rafelipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estúdio Rafelipe disse...

Você esqueceu de citar que o Capitão Bandeira teve duas aventuras publicadas na revista Circo, da Editora Circo, ambas em 1987 - no número 3, "O Rapto de Ipanema", e no número 4, "Miragem".

Luigi Rocco disse...

É verdade, Rafael, simplesmente não lembrava dessas aventuras. Obrigado pelo aviso, vou atualizar a postagem. Abs