terça-feira, 13 de julho de 2021

O Super Ex-Herói - 1970

Em 1970, antes de partir para a França e se tornar um dos pilares da revista Metal Hurlant, e por consequencia, da sua versão norte-americana Heavy Metal, o desenhista franco brasileiro Alain Voss criou, para a revista O São/Ossão, da editora Pop, o anti-herói Super Ex-Herói.

Naturalmente atrapalhado, mas bastante cruel, o Super Ex-Herói antecipou em muitos anos a onda dos heróis violentos da Marvel e DC. Totalmente sem noção, era capaz de torturar cruelmente seus inimigos para conseguir um confissão algo que, na época, era reservado aos vilões.

A revista O São/Ossão foi lançada pelo quadrinhista Clive Pop (Clive Popelbaum) em 1970. Clive já editava pela Taika uma revista em formato magazine chamada O Loco (1968),onde Voss também colaborava, com certeza a primeira tentativa brasileira de se lançar algo na linha da revista satírica Mad. Depois de 4 números O Loco foi descontinuada, Clive então fundou a editora Pop, para lançar em formatinho a revista O São, uma clara continuação de O Loco, mas esta também durou apenas 4 números.

Assim como a revista, O Super Ex-Herói teve vida curta, aparecendo apenas em dois números de O São. Clive Pop abandonou os quadrinhos para se dedicar à música, com seu grupo Os Harmonipops.

Para saber mais sobre Alain Voss clique aqui.

Nenhum comentário: