sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

As Aventuras do Gury - Diário de Pernambuco - 1936

Em janeiro de 1936 estreava, no Diário de Pernambuco, o suplemento infantil O Gury, com direção de Tio Juca, o jornalista Fernando Spencer.


Com isso estrearam também As Aventuras do Gury, criação do cartunista Corrêa (segundo Enrique Lipszyc no catálogo da Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, MASP, 1970, é Abílio Corrêa, criador do Zé Farol). A série focava nas travessuras e ingenuidades de um garoto e seu cachorro Cotó, bem na linha dos quadrinhos infantis da revista O Tico-Tico.

Os desenhos de Corrêa mostravam forte influência dos personagens do animador norte-americano Charles Mintz, como podemos notar na figura abaixo.

A revista O Guri (Gury), lançada em 1940, pertencia ao Diário da Noite, do Grupo Diários Associados, que também comandava vários Diários regionais, como o Diário de Pernambuco e de Natal. Então o nome O Gury, não é mera coincidência. O suplemento O Gury, do Diário de Pernambuco republicou muito material do suplemento infantil de O Jornal (RJ) também dos Diários Associados.

Nenhum comentário: