sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Grilo Caetano - revista Alegria e Cia - 1984

O Grilo Caetano foi publicado em forma de história em quadrinhos em 1984 na revista Alegria e Companhia da editora Abril.

O personagem surgiu por volta de 1976 como parte de um projeto da Embrafilme para a coprodução daquele que seria o quarto longa-metragem brasileiro de animação, junto com a Abracan (Associação Brasileira dos Artistas de Cinema de Animação). 
A concepção inicial dos personagens.

O longa contaria com três histórias de 23 minutos cada. Uma seria Pifft, o morceguinho, do animador Clóvis Vieira; a outra seria a aventura em um circo, com a participação dos elefantes Elifas e Dante e das cegonhas Frico e Teddy, produzida por Luís Briquet e a terceira seria justamente O Grilo Caetano, do animador Walbercy Ribas Camargo.

Devido à demora burocrática e à inflação galopante do período, a verba concedida pela entidade governamental tornou-se insuficiente para a realização da película.

Com o fim do projeto, cada animador seguiu seu rumo, tentando realizar suas animações por meios próprios.

A animação de Walbercy contaria a história de um reino habitado somente por insetos. Um reino triste, porque o rei Maledeto não gosta de música e também é muito ambicioso, a ponto de confundir estrelas com pedras preciosas. A trama giraria em torno da Joaninha, da borboleta Juliana, dos besouros Bituquinha e Passoquinha, da centopeia Bacaninha e do caracol Carolino, liderados pelo Grilo Caetano, um poeta "misto de Caetano Veloso e Vinícius de Morais".
O álbum e as figurinhas, editora Saravan.

Sempre no intuito de angariar fundos para finalizar sua obra, que a está altura já havia se tornado um longa-metragem único do grilo, Walbercy mais de uma vez, emprestou sequencias de seu desenho animado para comerciais dos produtos Sharp (a primeira em 1985. Assista aqui); lançou um álbum de figurinhas pela editora Saravan entre 1986 e 1989, pois o preço está em Cruzados; lançou um compacto vinil pela editora Rio Gráfica em 1981 e histórias em quadrinhos na revista Alegria e Companhia em 1984.
O disco vinil pela editora Rio Gráfica.

Finalmente, já batizado de Grilo Feliz, o longa metragem de animação foi lançado em 2001, com produção da Start Desenhos Animados de Walbercy. Em 2009 ganhou uma sequência em 3D: O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes.

Para assistir a uma entrevista com Walbercy clique aqui.

Agradecimentos aos amigos Quim Thrussel e João Antonio Buhrer pela colaboração.




5 comentários:

Alexandre de Castro Gomes disse...

Qual o número da edição da Revista Alegria em que o Grilo foi publicado? Pesquisando aqui, a revista parece ter começado em 1985.

Luigi Rocco disse...

Oi, Alexandre. Foi publicada no número 31, novembro de 1984.

Sidnei Francisco de Sousa disse...

Sempre quis saber porque o grilo mudou de nome. De Grilo Caetano para Grilo Feliz. Achei o primeiro nome mais simpático.

Unknown disse...

entrevista mais recente que encontrei do Walbercy Ribas

https://tvbrasil.ebc.com.br/midia-em-foco/2017/11/o-mercado-de-animacao

Luigi Rocco disse...

Obrigado pela dica da entrevista. abs