segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A Vida de Ivon Curi - Radiolândia - 1958

Em 1958 a revista Radiolândia, da Rio Gráfica e Editora (RGE), publicou em quadrinhos A Vida de Ivon Curi
Foram onze capítulos de três páginas cada com textos do jornalista Nelson Batinga e desenhos de Getúlio Delphin, e posteriormente de Gutenberg Monteiro, contava a infância e as primeiras experiência artísticas do cantor.

........................................................................

Segundo a Wikipedia: "Ivo José Curi, conhecido como Ivon Curi, (Caxambu, 5 de junho de 1928 — Rio de Janeiro, 24 de junho de 1995) foi um cantor, compositor e ator brasileiro. Passou a infância e parte da adolescência em sua cidade natal. Era filho de José Kalil Curi e de Maria Curi, e irmão do famoso locutor esportivo Jorge Curi e do locutor noticiarista Alberto Curi, ambos também falecidos. Foi batizado na Igreja Matriz de Caxambu, em 29 de março de 1929, pelo monsenhor José João de Deus, tendo como padrinhos Assad Safade e sua irmã mais velha, Jenny Curi, a qual passaria a criá-lo depois da morte de sua mãe, em 1936. No início dos anos 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou inicialmente na Pan American Airlines em terra.

Iniciou sua carreira artística como cantor em 1947, contratado como cantor principal da orquestra do maestro Zaccarias, do Hotel Copacabana Palace. Notabilizou-se também por suas participações como ator e cantor em inúmeras chanchadas da Atlântida durante a década de 50. Em 1960, gravou, ao lado de Elizeth Cardoso, um jingle para a campanha vice-presidencial de João Goulart".
Getúlio Delphin em 1952 na revista Enciclopédia em Quadrinhos, RGE.

Sobre Getúlio Delphin: "Getulio Delphin (nascido no Rio de Janeiro) é um quadrinista e ilustrador brasileiro. Começou sua carreira aos 15 anos na Rio Gráfica Editora como desenhista de diversas revistas de história em quadrinhos, tais como O Fantasma, Mandrake, Cavaleiro Negro, Capitão Marvel, logo depois trabalhou para a editora Garimar, onde ilustrou quadrinhos baseados na série de televisão brasileira O Falcão Negro e histórias ambientadas na Segunda Guerra Mundial.

Aos 18 anos, passou a trabalhar nas editoras Outubro e La Selva. Seu trabalho de maior destaque foi como desenhista das HQs do Capitão 7 e Jet Jackson. Para a CETPA (Cooperativa e Editora de Trabalho de Porto Alegre-RS) publicou no início da década de 1960, a revista Aba Larga que retratava um membro da Polícia Montada do Rio Grande do Sul). Para a O Cruzeiro, adaptou Charlie Chan e continuou o cartum O Amigo da Onça após o suicídio do criador Péricles.

Em 1994, ganhou o Prêmio Angelo Agostini na categoria "mestre do quadrinho nacional". Já em 2000, ganhou o 12º Troféu HQ Mix na categoria "grande mestre".
Gutenberg Monteiro na revista Ciência em Quadrinhos, RGE, 1952

Sobre Gutenberg Monteiro: "Gutenberg Monteiro (Faria Lemos, 4 de dezembro de 1916 - 10 de Dezembro de 2012) foi um ilustrador de histórias em quadrinhos brasileiro. Também conhecido nos Estados Unidos como Goott. Começou a fazer ilustrações na década de 1940. Atuou tanto no Brasil como no mercado norte-americano.

Gutenbert foi descoberto por Adolfo Aizen. Era filho de seu motorista. Iniciou a carreira nos últimos tempos da revista Suplemento Juvenil. Foi o principal capistas des revistas em quadrinhos (Gibi Mensal e O Globo Juvenil Mensal) e policiais (X-9, Meia-Noite) da Rio Gráfica Editora, de Roberto Marinho. Um desenhista que tinha traço próprio, (não se limitava a decalcar desenhos, como faziam a maioria dos outros capistas) ilustrou várias matérias de apenas uma página e vários romances que foram quadrinizados. O primeiro deles foi "A Moreninha" para a Edição Maravilhosa. produziu histórias de terror para a editora Outubro e para a editora Garimar adaptou o histórias do seriado O Falcão Negro. Para a Rio Gráfica Editora ilustrou capas e histórias de O Fantasma. Em 1964, recebeu um convite para trabalhar nos Estados Unidos, lá desenhou tiras de jornal de O Fantasma, Batman e Tom e Jerry (pranchas dominicais), revistas em quadrinhos de Gasparzinho, Riquinho, Brasinha entre outros. Gutenberg faleceu no dia 10 de Dezembro de 2012, vítima de uma isquemia cerebral".
Tom e Jerry de Gutenberg Monteiro e Stan Kay.

4 comentários:

Dourado disse...

Opa, boa lembrança

"só" encontrei 32 páginas - uma passou batido ou não está na Hemeroteca

postei no álbum do facebook

Fanpage do blogue HQ Retrô

Dourado disse...

errei, o link correto é esse:

Fanpage HQ Retrô no Facebook

abraço

Dyel disse...

Olá, Luigi!!! Feliz Ano Novo!
Belíssima maneira de começar 2020;falando sobre um dos primeiros artistas das HQs brasileiras a trabalhar nos EUA! Muito antes de Marcelo Campos, Roger Cruz, Ivan Reis, Joe Benett(José Bené), Mateus Santolouco, Mike Deodato Jr., Gustavo Duarte... Houve GUTENBERG MONTEIRO!

Luigi Rocco disse...

Obrigado, Dyel! Grande abraço!