Publicado pelo jornal paulistano A Gazeta, da Fundação Casper Líbero, Zé Farol era desenhado por Abílio Corrêa, desenhista que atuou por muito tempo no departamento de arte da extinta TV Tupi.
Segundo Ionaldo Cavalcanti em seu livro O Mundo dos Quadrinhos: "Série humorística de autoria de Abílio, datada de 1975, é publicada no jornal A Gazeta, de São Paulo. Contador de vantagens, Zé Farol, é uma repetição de Dr. Macarrão, de Carlos Estevão".
Ionaldo foi um pouco severo em seu julgamento. Zé Farol tem o mérito de ter sido uma série de fôlego, sendo publicada por pelo menos dois anos seguidos (1974/1975), além do seu autor, Abílio, ter uma arte bastante pessoal e eficiente e, aparentemente, retratar figuras de seu convívio pessoal nas tiras. Uma outra série que lembrava o Dr. Macarrão era o João Cascata de Jair, publicada no jornal Notícias Populares.
Zé Farol já era citado em 17 de julho de 1951 no jornal Diário da Noite (SP): "Também o criador do Zé Farol, Abílio Corrêa, é um dos dirigentes dos novos estúdios cinematográficos Jaraguá, recém fundados em S. Paulo".
Um comentário:
Acho que Ionaldo foi mesmo severo no seu Julgamento estes sujeitos contadores de vantagens são tipo famoso no nosso dia a dias todo mundo conhece alguns!
Postar um comentário