A Turma da Bola, do desenhista e animador Guy Lebrun, é provavelmente a série menos conhecida do Projeto Tiras, lançado pela editora Abril em 1979. No decorrer do texto saberemos o porquê.
De acordo com o folheto promocional do Projeto: "A Turma da Bola - foi inspirada nos grupos de meninos de bairro e suas brincadeiras, principalmente as populares peladas de rua.
Em suas aventuras participam os mais divertidos personagens, como Picolé, o capitão do time, meninas contestadoras e cães incríveis, além de uma dose dupla de alegria".
"Guy - nasceu a 9 de marco de 1930, na cidade de Lyon, na França, onde frequentou a Escola de Belas Artes local, e com 17 anos publicou sua primeira história em quadrinhos: Marco Polo. Em 1950, já no Brasil, publicou histórias em quadrinhos no jornal carioca O Globo.
Com a ajuda de sua esposa produziu inteiramente um dos primeiros desenhos animados do Brasil, para a Loja Três Leões. Guy aprendeu a técnica de animação sozinho, já que quase nada tinha sido feito nessa área antes de seu trabalho. Produziu mais de mil filmes comerciais de animação, alguns com bastante sucesso.
Fez também os desenhos animados com Branca de Neve e os Sete Anões para publicidade da Arno, com autorização especial dos Estúdios Disney e um curta-metragem da Turma da Bola, cujos personagens já foram publicados na revista Recreio da editora Abril.
Atualmente, Luiz Briquet é o continuador das obras de Guy Lebrun".
Segundo Wagner Augusto, editor do Projeto: "O desenhista Guy Lebrun estava programado para a primeira fase do projeto, chegamos a produzir o seu portafólio. Houve algum problema com relação a direitos autorais e o departamento jurídico da editora solicitou o cancelamento da distribuição das tiras. O desenhista, que havia falecido em 18/03/1978, teria seus personagens desenhados por Luiz Briquet".
A Turma da Bola na revista Recreio - editora Abril - 1973
Acima e abaixo, o Marco Polo de Guy Lebrun em 1949
..................................................................................
No site Campos do Jordão Cultura podemos ler uma completa biografia de Guy Lebrun, reproduzida a seguir:
"Guy Boris Lebrun ou Guy Lebrun como era mais conhecido, nasceu na França em 1930 e veio para o Brasil em 1949. Era filho de Emile Xavier Raymond Lebrun e Georgette Pasquier. Foi casado com Gerda Angelika Lebrun e tiveram dois filhos Ivo Lebrun, nascido em São Paulo 09/10/1956 e Diana Lebrun, nascida em São Paulo em 19/04/1960, já falecida. Em 1956 iniciou-se na animação. Com o sucesso do seu trabalho e observando a aceitação do mercado, fundou a “Dinamic Filmes” onde criou personagens memoráveis, entre eles: o Tio Wilson, os famosos personagens do arroz Brejeiro e seu companheiro o Marinheiro, o Castor das Telhas Brasilit e os elementos químicos da Ultrafértil. Na década de 1970 criou o Bamba das Alpargatas. Em 1976 criou o Gato das Pilhas Everedy e muitos outros.
Guy, sempre envolvido com esse trabalho cativante, foi profissional pioneiro na área a idealizar a animação como processo de alfabetização. Esse trabalho foi desenvolvidos pelo “Studio Guy”. No ano de 1962 o INCE, com a direção de Guy Lebrun, produziu o filme H2O, dirigido à área didático/educacional. Em 1966 produziu a série Alfabeto Animado. Fez também um comercial animado para a Arno, com a Branca de Neve de Walt Disney.
Seu pai Emile Xavier Raymond Lebrun, nascido na Bélgica, porém residindo por boa parte da sua vida na França, veio ao Brasil reencontrar o filho logo após a morte da esposa Georgette. Primeiramente Xavier Lebrun residiu na cidade de São Paulo. Logo que ficou sabendo da existência de uma cidadezinha localizada em região montanhosa, com clima semelhante ao europeu, subiu as montanhas de Campos do Jordão e nunca mais saiu. Permaneceu na cidade até os últimos dias da sua vida. Em Campos do Jordão foi proprietário do Hotel Everest.
Depois que vendeu o Hotel, Monsieur Lebrun passou a residir em uma das casas pertencentes ao Campos do Jordão Tênis Clube.
Na década de 1960 Guy Lebrun frequentava Campos do Jordão, para visitar seu pai, Monsieur Lebrun. Em meados da década de 1970 Guy foi proprietário de uma casa em Campos e havia comprado dois lotes de terreno nas proximidades do Campos do Jordão Tênis Clube, onde pretendia construir um estúdio e dar continuidade ao seu trabalho.
Em 18/03/1978 Guy Lebrun faleceu aos 48 anos de idade. Deixando porém um trabalho de grande valor para a animação brasileira".
Para assistir a uma entrevista com Guy Lebrun, clique aqui.
Agradecimentos ao jornalista e editor Wagner Augusto e ao animador Clóvis Vieira.
Para assistir a uma entrevista com Guy Lebrun, clique aqui.
Agradecimentos ao jornalista e editor Wagner Augusto e ao animador Clóvis Vieira.
Um comentário:
Gostei mto ,Guy Lebrun,deixou um exemplar mto lindo e sugestivo.
Postar um comentário