sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Simão Brasil - Última Hora - 1952

Em 1952, Diamantino da Silva criou Simão Brasil, um detetive brasileiro, cujos desenhos na época sofreram forte influência do mestre Alex Raymond

Essas aventuras saíam nos encartes de quadrinhos que a Editora Brasil América Ltda. preparava para as edições diárias do jornal Última Hora, do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Diamantino da Silva é natural da cidade de Santos, onde nasceu no dia 10 de janeiro de 1926 e desde cedo revelou fortes tendências para as artes. Principalmente para o desenho e cinema. 

Aos 16 anos de idade já fazia as ilustrações do folhetim “Memórias de um Médico”, que eram publicadas no jornal “O Diário”, órgão santista dos Diários Associados. Trabalhou a seguir, por 25 anos, como desenhista da Cia. Docas de Santos e no jornal “A Tribuna”, fazendo anúncios de firmas da cidade. 
A partir de 1971, fixou residência em São Paulo, onde militou como professor na área de comunicações, na Faculdade de Comunicação Social Anhembi, nas Escolas Pro-Tec e na FAAP, além de colaborar com várias editoras desta capital e do Rio de Janeiro, fazendo histórias em quadrinhos. 

Como diagramador e paginador prestou seus serviços para as revistas “Agricultura e Pecuária Brasileira” e “Revista dos Criadores”, por algum tempo. Tem cinco livros publicados sobre temas de sua especialidade, além de ser o fundador e presidente do clube Amigos do Western, entidade que já existe há 28 anos, em São Paulo. Editor da revista trimestral especializada em cinema e faroeste “Mocinhos e Bandidos”, desde 1985.

Acima, Diamantino no jornal O Governador (SP), 1950.

Trabalho de Diamantino da Silva que participou da 1ª Exposição de Quadrinhos do Centro Campestre do SESC em Santo Amaro, São Paulo, SP, em 1978.


Livros de autoria de Diamantino da Silva:

● “Quadrinhos para Quadrados”, Editora Bells, Porto Alegre, 1976 (1ª edição);
● “Desenho da Figura Humana”, Editora Discubra, São Paulo, 1977;
● “Como Fazer Desenhos Animados”, Editora Kultus, São Paulo, 1985;
● “Quadrinhos Dourados”, Opera Graphica Editora, São Paulo, 2004;
● “O Tico Tico”, 100 Anos” (capítulo três), Opera Graphica Editora, São Paulo, 2006;
●“No Tempo das Matinês, Emoções no Cinema de Bairro”, com Kendi Sakamoto e Umberto Losso, Editora Laços, São Paulo, 2007.

Ilustração de Diamantino para o livro Desenho da Figura Humana, editora Discubra.

Anúncio do livro Quadrinhos para Quadrados na revista Batman (Ebal, 1978).
Ney Foguete por Diamantino na revista capitão Astral, editora Júpiter, 1953.

2 comentários:

Dyel disse...

Obrigado pelas informações sobre Diamantino Da Silva. Sou o feliz proprietário de um exemplar de "Quadrinhos Para Quadrados",que adquiri em um sebo aqui na minha cidade.

Luigi Rocco disse...

Valeu, Dyel. Obrigado por sempre prestigiar o blog. Quadrinhos para Quadrados é um livro muito legal e foi o primeiro a abordar a experiência da CETPA. Abs