Tira de aventuras policiais com traço infanto-juvenil, Urubulino e Gugu, criados pelo desenhisto Olney Duarte, contava as histórias de um urubu e um porco, sempre metidos em desvendar crimes.
No traço de Olney podemos notar influências de Joselito, desenhista brasileiro especializados em animais antropomorfizados, Paul Murry, em Mickey, e até mesmo do cartunista Carlos Estevão, contemporâneo do autor em O Jornal.
Segundo o site Quadrinhos Brazukas, de Rômulo Rangel, a tira foi produzida entre 1969 e 1972.
A artista também criou a tira Zeca e Zico, além de produzir charges e ilustrações para esse mesmo veículo.
Ilustração de Olney para a crônica policial de O Jornal, 1970.
Olney, jornalista, carioca, viveu no bairro de Laranjeiras. Começou muito jovem vencendo um concurso de desenhos da Caixa Econômica Federal. Faleceu em 25 de junho de 2018.
Urubulino chegou a ter uma revista própria em 1968, em formato cheque, pela editora Fase.
Urubulino na revista Sesinho, 1960.
6 comentários:
Olney Duarte infelizmente faleceu hoje, dia 25 de junho, e sempre será lembrado por mim como um grande ser humano, sábio, sereno, amigo, inteligente. Advogado, policial, gramático, cartunista e flamenguista! Grande amigo. Descanse em paz. Muito boa a postagem!
Olá, GB. Obrigado pela visita. obrigado pelo aviso e pela atenção. Abs.
ÓTIMA MATÉRIA! Triste saber de sua morte! Sabemos tão pouco da História dos nossos Quadrinhistas ! Parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho de Divulgação, Valorização e Preservação da memórias dos nossos Quadrinhos!
Olá, boa noite. Alguém poderia me passar o contato da família do Olney Duarte?
Sidney Duarte, filho do Olney. 21)96403-8242
Postar um comentário