segunda-feira, 23 de março de 2015

Hipinho - Folha de São Paulo - 1976


Hipinho foi criado pelo cartunista e ilustrador Osnei (Osnei Furtado da Rocha) em 1976 para o suplemento Quadrinhos da Folha de São Paulo.

Hipinho era um jovem bastante contestador, refletindo o espírito crítico dos anos 1970.

O próprio autor comenta a sua criação: "acho que não pensei muito para desenvolver o personagem, senão não teria criado um hippie no final dos anos 70 (primeira publicação em 1976). Nesta época os hippies já estavam demodê! Acho que foi minha alma hippiana que queria reviver os gold times!

Pintou a chance de publicar umas tirinhas autorais no suplemento Quadrinhos da Folha de São Paulo e lá fui eu com o Hipinho!!! Uma clara influência do Recruta Zero, que nunca mostrava os olhos (risos).

As pranchas-tablóide só publiquei no tal suplemento, mas também publiquei nos dois anos seguintes, algumas tirinhas em preto e branco num jornal interno da Villares.

Hipinho teve vida curta, pois já não tinha muito apelo dramático naquele início dos malucos anos 80. Mas, me diverti fazendo o gurizinho. Também fiz algumas ilustras soltas dele, para estampas em camisetas, capa de caderno, etc. Dá uma olhada (abaixo)".




Nenhum comentário: