terça-feira, 21 de outubro de 2014

Bumbá, o boi - Jornal do Brasil - 1973

Bumbá, o boi, apareceu em 1973 no suplemento infantil Caderno I do Jornal do Brasil. A partir de 1975 tornou-se personagem fixo da revista O Bicho.

A série, criada pelo cartunista Coentro, contava com personagens do folclore como o Caipora e o próprio boi Bumbá. No princípio seguia a linha de histórias infantis, mas ao mudar-se para a revista O Bicho, assume um tom de crítica à indústria cultural e aos problemas criados pela urbanização.

Segundo a Antologia Brasileira de Humor (L&PM, 1976): João Carlos de Oliveira Coentro nasceu em 7 de setembro de 1949, no Rio de Janeiro. Iniciou profissionalmente em 1971, no jornal Última Hora (Caderno de Comunicação). Colaborou no Pasquim e em diversos jornais e revistas do país. Participou da Enciclopédia del Humor (Colômbia, 1975).

Coentro faleceu em 13 de janeiro de 1989 morando no Leblon, RJ.
 
Abaixo, Bumbá na revista O Bicho em 1975.

 Acima,
Bumbá na revista Ficção Extra - Infantojuvenil, 1978.

 
Acima, charge política de Coentro.
 
 
Coentro no jornal Versus Quadrinhos, 1979.

5 comentários:

Marcelo disse...

Um cara como poucos ... o melhor ser, homem, que conheci em minha vida . Talentoso demais . Engraçado, divertido, espirituoso . Extremamente articulado e inteligentíssimo !! Foi um homem ímpar !! Excelente postura e caráter, digno, ultra-humano, absolutamente solidário, ótimo amigo, totalmente desprovido de matéria . Um altruísta . Quem não teve a oportunidade de conviver com esse cara único ... perdeu . Viva, para sempre, João Coentro !!!

Unknown disse...

Fui aluno do coentro no parque lages entre 1980/82 e morei um tempo em sua casa no Leblon.nunca mais tive notícia.onde encontrar material sobre ele?

Luigi Rocco disse...

É bem difícil. Acho que a única alternativa é procurar em sebos material dele publicado. abs

Leandro Maciel disse...

O conheci quando criança. Não tinha idéia de sua importância para as críticas e, de um modo geral, na imprensa. Lembro de um ser humano incrível, amável e muito inteligente! Há um fato na minha adolescência que me "salvou ", bem como um amigo. Brincando de espadas com vassouras acabamos quebrando uma. No momento que precisávamos dizer o que ocorreu ele foi na frente e disse que quebrou sem querer varrendo a casa. Nos livrou de um tremendo castigo!

Unknown disse...

Sou irmão dele, amigo ... DDD 21 - 96759.2225 (ZAP) . Marcelo .