sexta-feira, 4 de julho de 2025

Aventuras do Philomeno - 1928

Um pobre coitado que vive de bicos à espera da sorte grande. Este é o mote das Aventuras do Philomeno publicadas semanalmente na Folha da Noite, atual Folha de São Paulo, em 1928, .

As histórias eram assinadas simplesmente por LCFFE.

2 comentários:

Dyel disse...

Um detalhe que chama a atenção, é que o tal LCFFE criou o visual do Philomeno explicitamente calcado no HAPPY HOOLIGAN, personagem criado pelo cartunista FREDERICK BURR OPPER, considerado o primeiro grande "cartunista superstar" dos EUA. a tira de Happy Hooligan estreou no dia 11 de Março de 1900, nos jornais do famoso magnata da imprensa Willam Randolph Hearst (que inspirou o protagonista do filme "Cidadão Kane", de Orson Wells), e se encerrou no dia 14 de Agosto de 1932, pelo fato de que, Opper, que produzia a tira, sem assistentes, começou ter problemas de vista.
Sobre o personagem, Happy Hooligan, era um sujeito em situação de rua, que usava uma lata de conserva como chapéu, que era alvo constante da chacota das crianças e da crueldade dos adultos, além de ser um completo azarado. Apesar disso tudo, ele estava sempre sorrindo, e com fé no futuro. Há quem diga que Happy Hooligan teria antecipado, em alguns anos, o Vagabundo, de Charles Chaplin. Happy Hooligan, foi, ao lado de Yellow Kid, de Richard Fenton Oultcaut, e Os Sobrinhos Do Capitão(The Katzenjammer Kids), um dos pioneiros no uso de balões nos quadrinhos.
Eis aqui a página da Wikipédia(em inglês), aonde se pode ler mais detalhadamente sobre Happy Hooligan: https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Happy_Hooligan?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc

Luigi Rocco disse...

Sim, Dyel, muito bem observado. O visual do Philomeno lembra bstante o do Happy Hooligan. Grande abraço!