sexta-feira, 28 de março de 2025

El Pablo X El Diablo - 2007

Aparecendo mensalmente nas páginas do Folhateen, suplemento jovem da Folha de S. Paulo, a partir de julho de 2007 e uma das séries mais criativas dos anos 2000,  El Pablo X El Diablo contava as desventuras de dois lutadores mexicanos de luta-livre apreciadores fanáticos de jazz.

Criada pelo desenhista Jan Limpens e pelo autor austriáco Peter Waldeck, as histórias apresentavam um desenho bastante moderno e textos hilários que beiravam o nonsense

Mas o humor corrosivo da dupla não passou incólume pelos leitores, como podemos ler na seção de cartas de 26 de novembro de 2007: 

"Quadrinhos de mau gostoMeus pais assinam a Folha desde que eu era criança, o que significa uns 40 anos ATRÁS. Cresci lendo a Folhinha e depois os demais cadernos do jornal, que sempre respeitei muito. Hoje tenho dois filhos, de 8 e 10 anos, e já mostro algumas reportagens pra eles lerem e discutirmos em família, como a matéria que saiu no Folhateen há uns 15 ou 20 dias, falando sobre os males da bebida no corpo humano, especialmente do adolescente. Contudo, no Folhateen de 19/11, a história em quadrinhos da contracapa, um tal de Invincible Claw, de Jan Limpens e Peter Waldeck, é terrível, de um mau gosto profundo, horrorosa, chegando mesmo a incitar a violência. Fica aqui registrado o meu desgosto, desaprovação e total repulsa por tal publicação, em meu nome e no de meus pais.

JOSMARA MOLINA"

"Quadrinhos de mau gosto 2Gostaria de manifestar minha decepção com a Folha no que se refere à tirinha do Folhateen de 19/11. Como mãe e hebiatra [médica de adolescentes), tenho certeza de que os jovens precisam de mensagens de respeito e amor ao próximo, e não histórias de violência gratuita sem objetivo, situações infelizmente vividas no nosso dia-a-dia.

ANDREA HERCOWITZ"

A única pessoa a sair em defesa do trabalho foi a cartunista Laerte, em 03 de dezembro, com a seguinte resposta:

"Em defesa de Jan LimpensSou colega e admirador do Jan Limpens e quero dizer que o trabalho dele é de alto nível. Certos hebiatras (médico de adolescentes), pais e mães, no afã de proteger os jovens como se eles fossem repolhos sob ataque de gafanhotos, tentam blindar suas mentes e canalizar toda essa inquietação e curiosidade da adolescência para o que se considera sadio, elevado, de bom gosto etc. Isso é censura, e, na verdade, é exatamente o que incita à violência. Apelo a esses educadores para que abram os olhos para a inteligência, a arte e a audácia da criação. E outra coisa: acho que o Folhateen erra ao titular as cartas com “quadrinhos de mau gosto”, como se fosse essa a condição do trabalho e não apenas uma opinião. Obrigado! Beijo.

LAERTE COUTINHO (colaborador do Folhateen), 56, São Paulo, SP".


El Pablo X El Diablo perdurou até 2009.

......................................

Jan Limpens-Doenraedt nasceu em Viena, Áustria em 1971. Ainda jovem começou a trabalhar como autor, ator e diretor de peças e filmes. Neste período ele começou a aventurar-se em terras desconhecidas — Índia, China, Paquistão e o oriente médio. Assim também veio parar no Brasil e fixou sua residência em São Paulo, onde passou a desenhar histórias em quadrinhos e ilustrar livros, revistas e outras publicações nacionais e estrangeiras. Além disso, passou a ser colaborador do jornal Folha de S. Paulo quando venceu o 3ª Concurso Folha de Ilustração e Humor em 2006 com a tira Otakoo Saloon Cartoon e faz parte do Quadrão da Ilustrada nos domingos com a série Pepita e Pipo. Seus livros receberam prêmios nacionais, indicações de instituições como a FNLIJ e participaram nas seleções brasileiras da feira de Bolonha.


Nenhum comentário: