Romeu estreou nas páginas de O Estado de São Paulo em setembro de 1987 e foi publicado em diversos outros jornais por meio da Agência Funarte.
Seu autor, Maringoni, "se inspirava nas histórias contadas por parentes e amigos. Histórias cada vez mais longas... E cada vez mais tragicômicas. Daí que a história do pobre Romeu continha um pouco de cada um de nós, diante de algumas situações".
Gilberto Maringoni de Oliveira (1958), nasceu em Bauru, SP, e mantém um escritório de produção gráfica. Teve intensa atuação como cartunista, chargista e autor de histórias em quadrinhos na imprensa brasileira e internacional. Colaborou com as seguintes publicações: Veja, Isto é, Carta Capital, República, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, Zero Hora (RS), Jornal do Brasil, O Estado de Minas, Jornal do Commércio (PE), Hoje em Dia (MG), Movimento, Fluide Glacial (França), Seleções BD (Portugal), Punto Final (Chile), Question (Venezuela), Orme (Itália), além de um sem número de publicações da imprensa sindical, comunitária e empresarial. Foi, além disso, chargista político de O Estado de S. Paulo, entre 1989 e 1996. Como quadrinhista, publicou trabalhos no Brasil, Chile, Venezuela, França, Espanha, Portugal e Itália. Realizou inúmeras capas de livros, cartazes, projetos gráficos e ilustrações para imprensa.
Ex-fanático por quadrinhos norte-americanos, Maringoni trocou a arquitetura pelo desenho, depois de tentar ser escritor. Foi diretor da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo e chegou a redigir um projeto de lei para regulamentar a publicação de quadrinhos estrangeiros no Brasil.
Para saber mais clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário