Rolmops & Catchup são dois mendigos vistos sempre juntos a uma fogueira ou acorrentados numa parede, discorrendo sobre o cotidiano e a política.
Criados pelo cartunista Pancho, começaram a aparecer em 1987 no Correio de Notícias (PR).
..................................
Sobre o autor: Francisco Camargo (1946), ou simplesmente Pancho, apelido de infância, já publicava charges em 1963, na sucursal curitibana do jornal Última Hora — Edição Paraná, onde ingressou como contínuo. Em 1967, desenhou três gibis de distribuição gratuita patrocinados por uma tradicional marca de café — o Café Alvorada. Escritos pelo então radialista Maurício Fruet, que viria a se tornar prefeito de Curitiba, os gibis abordavam a cada edição um time diferente: Clube Atlético Paranaense, Coritiba FC e Clube Atlético Ferroviário, mas a série só durou três números.
No ano seguinte, 1968, foi contratado como repórter no jornal O Estado do Paraná, em que se tornou o seu primeiro chargista.
Permaneceu até 1987, quando foi para o Correio de Notícias, tornando-se chefe de redação e, além de colaborar com a Tribuna do Paraná, continuou realizando charges e começou a criar as tiras de Rolmops & Catchup.
Mudou para a Gazeta do Povo em 1993, onde suas tiras se tornaram diárias. A série teve uma interrupção em 2010, retornando no ano seguinte e se mantendo até 2017, parando somente quando a versão diária e impressa da Gazeta foi cancelada.
Para saber mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário