sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Os Sapalhões - 1984

"Roberto Kussumoto e Kimil Shimizu montaram no final de 1983, um estúdio de criação chamado RKS Produções. Em meados de 84 surgiram os primeiros de uma série de bonecos que a dupla espera desenvolveu. Eles são Os Sapalhões.

Num lugar chamado Sapolândia, vive e atua uma quadrilha muito atrapalhada formada por “Profissionais Liberais" especializados em furtos, roubos, sequestros, contrabando e outras bandidagens. O chefe é Al Sapão, líder da organização, tem mania de grandeza, astúcia e inteligência (mas não passa de um maníaco).

Seu grande sonho é ficar famoso, ser reconhecido e aclamado como o maior bandido de todos os tempos, por isso, vive o tempo todo bolando projetos ilegais (sem sucesso, claro!).

O fiel assistente do chefe é Brocotó, intelectualmente limitado, sempre metendo o chefe em frias, por causa de sua ingenuidade.

Vários personagens secundários atuaram na história, cada qual especializado numa atividade ilegal, e são contratados como frelanceres pelo bando conforme a necessidade do plano bolado pelo chefe".

Kimil Shimizu

.........................................................

Kimil Shimizu foi um dos desenhistas da lendária editora Edrel, onde começou como assistente de Fernando Ikoma e onde foi cocriador do personagem Karatê Men junto com Wilson Hisamoto. Bastante atuante nas décadas de 1970 e 1980. Desenhou também para a editora Grafipar e para várias revistas de piadas.

Roberto T. Kussumoto (27 de julho de 1955) começou a atuar no quadrinhos em 1978 na revista Spektro. Nos anos 1980, trabalhou na editora Abril com revistas como She-Ra, BraveStarr e Operação Zillion. Também participou das revistas Jaspion e Changemen da EBAL. Nos anos 1990, desenhou diversas HQs eróticas, publicadas no Brasil e na França.

Para saber mais sobre Kussumoto clique aqui.


Nenhum comentário: