Já livre de suas obrigações como bancário Cedraz pode se dedicar integralmente ao que mais amava, os quadrinhos. O desenvolvimento do seu trabalho foi notável a partir daí. Contando com uma pequena equipe de colaboradores, entre eles: Gonçalo Silva Jr., Tom Figueiredo e Reinaldo Alcântara nos textos e Sidney Falcão, Fábio Maltez, Augusto Matos e Daneila Veloso nos desenhos, o autor, como sempre fez, procurou ocupar todos os espaços disponíveis para a publicação de sua nova criação: A Turma do Xaxado. Primeiro foi a publicação das tiras em revistas, diversos jornais diários e periódicos em várias partes do Brasil. Depois veio o livro “A Turma do Xaxado", com uma coletânea das melhores tiras publicadas, livro este que ganhou, em São Paulo, o troféu HQ Mix* 1999 como o melhor álbum infantil de Histórias em Quadrinhos. Em seguida, o painel comemorativo dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, exposto durante oito meses na fachada do Shopping Iguatemi (Salvador); as coleções de cartões telefônicos da Telemar, com quase dois milhões de cartões vendidos.
A turminha saiu também na Revistinha do Xaxado da editora Cedraz; em Minha Revistinha - A turma do Xaxado; no Jornalzinho da Turma do Xaxado e na série de livros A Turma do Xaxado com o apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Bahia; em álbuns pela editora Martin Claret (2012), em revista periódica mensal pela editora Escala (2001), entre muitíssimas outras publicações, além de ter tiras publicadas em A Tarde (Salvador - BA), como já dito, e em A Folha do Estado (Cuiabá - MT).
A Turma do Xaxado também participou de diversas campanhas educacionais como Os Dentes e a Saúde patrocinada pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Participam das aventuras:
Xaxado é neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião. Sensível, alegre e sempre atento às belezas e aos problemas da vida no campo, Xaxado é como um sol ao redor do qual circulam todas as outras personagens, como
Zé Pequeno, seu melhor amigo, um rapaz com um jeito de falar típico do povo que mora no interior. Zé adora uma pescaria (quando o rio não está seco) mas gosta mesmo é de se livrar do trabalho para ficar na rede, vendo a vida passar.
Já Marieta adora mesmo é estudar e ficar de olho no linguajar da turma. Para ela, corrigir a fala dos outros é mais do que um passatempo, é uma verdadeira cruzada em defesa da língua portuguesa.
A outra garota da turma é Marinês, uma linda morena que curte muito ecologia e anda fazendo campanhas para a preservação da natureza. Marinês é namorada de Zé Pequeno e irmã de Capiba, um garoto aspirante a cantador nordestino e fã incondicional de música sertaneja, principalmente das músicas de Luiz Gonzaga.
Tem ainda Arturzinho. Filho de um rico fazendeiro, o menino faz questão de mostrar a todo mundo que nasceu "em berço esplêndido”. Ele é tão metido a besta que qualquer dia desse vai exigir ser chamado de ARTURZÃO. E não podemos esquecer os pais e mães dos personagens, o Padre, o Saci, o jumento Veneta, o porquinho Linguicinha, a galinha caipira Odete, o cachorro Rompe-ferro e muitos outros.
Para saber mais sobre Cedraz clique aqui.
* O troféu HQ Mix é o mais importante prêmio da categoria, considerado o Oscar do Quadrinho nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário