sexta-feira, 31 de março de 2023

Cacá e sua Turma - 1977

Ely Rubens Barbosa (15 de março de 1937 - 19 de janeiro de 2007) nasceu em Vera Cruz, São Paulo. Grande admirador do desenhista e ilustrador Messias de Mello chegou a manter um estúdio de animação com o filho deste, Daniel Messias. 

Em 1959 já prestava serviços para a RGE Linx Filmes, uma das principais produtoras de animação daquele período. Em 1961, com o movimento pela aprovação de uma lei que favorecesse o quadrinho nacional, junta-se à ADESP (Associação dos Desenhistas Profissionais do Estado de São Paulo), onde assumiu o cargo de vice-presidente, ao lado de Mauricio de Sousa, Júlio Shimamoto e muitos outros artistas. Em virtude dessa possível abertura do mercado começa a pensar na série de quadrinhos Jarbas e seus amigos, onde podemos ver uma primeira versão do personagem Nenê que, reformulado posteriormente, viria a participar de outra série do autor, a Turma da Fofura. Com o fracasso da tentativa de nacionalização dos quadrinhos no Brasil, Ely parte de vez para o setor de animação, onde permaneceria por muitos anos, trabalhando principalmente para o Grupo Silvio Santos, onde criaria a figura do Zé Apostador, mascote do Carnê do Baú.


Acima, a Turma do Jarbas, criada por Ely Barbosa em 1961 no clima de euforia produzido pela lei de nacionalização dos quadrinhos, onde podemos notar uma primeira versão do personagem Nenê.

Em 1977, Cacá e sua Turma, depois de aparecerem em livros ilustrados e em algumas animações comerciais desenvolvidas por Ely Barbosa, como a abertura do Programa Silvio Santos de 1976 (clique aqui) e até em uma campanha de segurança no trânsito, finalmente ganham revista própria pela editora Abril. 

O cachorro Cacá contracenava com as crianças Lili, Dentinho e Nenê, João Banana e o coelho Escovão. Nessa revista, de cuja produção participavam Gerson Carrer; Joaquim Vila Real; Aparecido (Mimoso) Norberto; Carlos Alberto Moreira; Ricardo Schivel e Waldir Odorissio, já apareciam várias famílias de personagens do autor como Os Tutti-Fruttis, Os Incríveis Amendoins e o coelho Escovão da Turma da Fofura.

A publicação teve 8 edições pela Editora Abril, de fevereiro de 1977 à junho de 1978. Nesse mesmo ano a editora RGE começou a publicar revistas em quadrinhos com os personagens de Hanna-Barbera. Ventilou-se na época que uma editora concorrente, tentando boicotar a iniciativa de editora carioca, comprou todos os bromuros (originais para impressão) disponíveis junto às agência distribuidoras de material para imprensa. Com falta de material disponível a RGE contratou os estúdios de Ely Barbosa para a confecção de histórias inéditas. Foi o embrião da equipe que vira a produzir as aventuras dos Trapalhões em quadrinhos para o Bloch (saiba mais aqui).

Em março de 1981 foi lançado o Jornalzinho do Cacá, com oito páginas coloridas produzido pela Ely Barbosa Edições Comerciais e distribuído gratuitamente pela Metrô News nas estações do Metrô de São Paulo.

A revista Cacá e sua Turma teve mais 25 edições pela Rio Gráfica Editora (RGE, atual Editora Globo) de fevereiro de 1980 a agosto de 1982 quando foi definitivamente cancelada.

A Turma do Cacá na Coleção Bauzinho Encantado nº 04, 1977, "Aventuras do coelhinho Escovão" - BF utilidades Doméstica S/A e Bloch Editores.


Material para campanha política produzido pelos estúdios de Ely Barbosa em 1988.

3 comentários:

Dyel disse...

Além de uma primeira versão do Nenê, o personagem Jarbas seria reaproveitado como antagonista na série O Gordo e Sua Turma, que surgiria em 1980, na revista Cacá & Cia., da editora RGE,e, em 1987, ganharia revista própria, pela Editora Abril.

Luigi Rocco disse...

Grande, Dyel. Obrigado pelo comentário. Não encontrei referências à revista 'Cacá & Cia', encontrei apenas 'Cacá e sua turma' e 'O Gordo & Cia'.

Dyel disse...

Foi um engano meu. Escrevi "Cacá & Cia", quando o correto é "Cacá e Sua Turma". Pelo erro,peço desculpas.