sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Agente Secreto 000125 - 1997

Sátira às tradicionais aventuras de espiões da literatura e do cinema, Agente Secreto 000125 e um dos muitos personagens criado pelo personagem Roberval do cartunista Mário Latino, num gigantesco exercício de metalinguagem.

Sobre o espião o próprio autor das tiras, Mário latino, nos dá um depoimento:

"A tira do Agente Secreto 000125 foi paradoxalmente minha tira preferida. Ela surgiu como uma spin-off da tira Roberval, de 1997, que eu desenhava para um jornal de São Carlos. Roberval desenhava várias tiras, todas elas com protagonistas que na verdade eram o próprio Roberval. Aí surgiram "O Capitão Trovão e Faísca", uma tira de super-heróis, "O  Marshall Apple" e "O Agente Secreto 000125". Na verdade essas tiras eram um pretexto para eu poder desenhar meus gêneros preferidos. Então na produção desse material para o jornal eu alternava as tiras. Com o tempo e sentindo que a tira do Agente Secreto tinha um campo mais restrito para piadas me desafiei a fazer mais tiras dele. Como resultado fiquei quase 8 anos fazendo essas tiras. Nelas eu brincava com os filmes de James Bond (que eu amava até surgir o fenômeno Craig). Olhando para esse material, mais de mil tiras, sinto muitas vezes saudades e vontade de retomar as histórias".

Agente Secreto 000125 foi publicado também no jornal Graphic de 2006 a 2016.

Nenhum comentário: