quinta-feira, 12 de março de 2020

Crioulo e Baianinho - Placar - 1974

Em 1974, para a revista Placar, da editora Abril, a cartunista Laerte criou uma tira centrada em dois personagens, Crioulo e Baianinho

A série falava de assuntos genéricos de futebol mas, eventualmente, tratava de algum tema específico da semana, como a vitória de um time ou satirizando algum dirigente ou técnico.

Laerte produzia também, simultaneamente, charges esportivas para a revista, geralmente publicadas na seção Camisa 12, no final da edição.
Na revista Expressa nº 1, setembro de 2019, Laerte comentou sobre isso: "A Placar já era um pouco mais acessível, era futebol, uma linguagem que eu dominava um pouco mais. Cheguei a ter uma tira na Placar. Foi lá que eu comecei a fazer uma linguagem mais pessoal mesmo.

Eu criei dois personagens para essa tira, o Crioulo e o Baianinho. Eram um pouco baseados em uma literatura uruguaia que eu conheci numa viagem para lá, que era o Pelo Duro. O Pelo Duro era um personagem muito popular nos anos 1940, 1950. Já não existia mais, mas eu adorei aquilo, aquela ideia de um personagem muito popular falando uma linguagem popular e jogando bola. Então eu pensei em fazer uma equivalência, que era o Criolo, um homem alto, negro, calmo, com o Baianinho, que era baixinho e espoleta. Trabalhar na Placar foi uma coisa que durou até os anos 1980...".

Charge esportiva de Laerte, Placar, 1976.

Nenhum comentário: