sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O Urso no Espaço - Correio do Estado - 1992


Como o nome já diz, O Urso no Espaço contava as aventuras de dois amigos ursos viajando pelo espaço sideral. 

Criada pelo cartunista Mig (Miguel Geraldo Mendes Reis) no início dos anos 90, com distribuição da agência Pacatatu, de Ana Lúcia Pinta e Ricky Goodwin, e publicada pelo Correio do Estado - MS, além de outros jornais. 

Teve mais de mil tiras e desde 2016 foi reformulada como Os Migonautas, e distribuida pela rede, com piadas novas e várias reciclagens de material antigo.
Acima: O Urso no Espaço em 1989 e Os Migonautas em 2019.

Os Migonautas tiveram, até agora, três edições em livro editadas pelo autor. Para acompanhar as aventuras dos Migonautas, clique aqui.

Sobre Mig, lendo sua página na internet, ficamos sabendo: 

"Mig Mendes é paulista de Jaú, onde nasceu em 1968 e se estabeleceu no Rio de Janeiro a partir de 1982. Trabalha em desenhos de humor, ilustrações, projetos paradidáticos e histórias em quadrinhos. Desde 1989 colabora com Ziraldo e sua equipe na criação e na ilustração de gibis, tiras de jornal e livros do Menino Maluquinho. Foi autor da tira diária O Urso no Espaço, publicada em jornais como O Fluminense e também da HQ semanal Thrash, publicada na Folha de S. Paulo em 1992 (também lançada em livro). Junto com Ziraldo, é autor da série paradidática de livros em quadrinhos da Turma do Pererê, publicada pela Editora Positivo. Alguns de outros livros feitos com Ziraldo são O Livro de Informática do Menino Maluquinho, O Livro das Mágicas do Menino Maluquinho e a coleção do Bebê Maluquinho. Pela Editora Globo fez roteiros de quadrinhos para adaptar as Fábulas de Monteiro Lobato e criar a coleção paradidática Você Sabia? com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. Fez dupla com o autor Gustavo Luiz numa série de livros infantis para primeira leitura, a coleção Doces Sabores da Leitura, além de O Lobo Maurinho e O Incrível Pipoca, todos pela Editora Melhoramentos. Dirigiu o estúdio de criação e arte Megatério de 2006 a 2012. Conquistou o primeiro prêmio de Criação de Personagens da revista Licensing Brasil em 2008. Conquistou o prêmio de melhor história em quadrinhos no Salão de Humor de Piracicaba em 1996. Lançou um ebook independente de literatura juvenil, Agência Frase Feita, em 2013. É Mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Sua dissertação de mestrado conquistou o Troféu HQ Mix em 2017. Publica os quadrinhos dos Migonautas na rede e costuma participar das feiras de artistas independentes tais como a CCXP e a Gibizeira".

Nenhum comentário: