sexta-feira, 28 de junho de 2019

O Coveiro - O Poti - 1972

Talvez por influência da sugestão do pesquisador e estudioso Moacy Cirne por temas mais regionais, o GRUPEHQ (Grupo de Pesquisas e Histórias em Quadrinhos) de Natal - RN, na figura de um de seus pioneiros, o cartunista Reinaldo Azevedo, lança na página Quadrinhos do jornal capixaba O Poti, as aventuras do personagem O Coveiro.

Iniciada em janeiro de 1972, O Coveiro tem a seguinte narrativa: Na cidade de Arca Velha, no sertão nordestino, o coronel Acácio Sales e seu filho Roberto tentam apoderar-se das terras de seus vizinhos, por meio da força e com a ajuda de seus jagunços, chefiados por Josefino.

O fazendeiro Dilermano se nega a vender suas terras por valor aviltante e tem sua fazenda atacada pelo coronel Acácio e o bando de Josefino. Dilermano e sua esposa Ana Maria são assassinadoss por Acácio e seus asseclas. 

O irmão de Dilermano, Odlanier, que estava ausente, chega à fazenda. Ao ver o irmão e a cunhada mortos, Odlanier sofre um violento ataque de nervos. Recuperado, vai à cidade comprar armas. Nesse momento ele se transforma no Coveiro, um justiceiro em busca de vingança.

A partir de abril do mesmo ano, a página Quadrinhos, juntamente com O Coveiro, passa a ser publicada no Diário de Natal, do mesmo grupo editorial, os Diários Associados, mas com uma periodicidade bastante irregular.

Nenhum comentário: