sexta-feira, 8 de maio de 2015

Xandéco - Diário de São Paulo - 1972


Publicado a partir de 1972 no suplemento infantil Clubinho do Diário de São Paulo, Xandéco era um garoto levado que viva suas aventuras ao lado do cãozinho Picles, que também teve suas aventuras solo.

Sobre o autor da série Sergio Militélo, o desenhista Carlos Avalone dá um depoimento: 

"eu perdi contato com o Militélo há mais de vinte anos. Já procurei o filho dele, Alexandre, não encontrei ninguém, nem pela internet.
Só o que sei dele é do tempo em que convivemos, de 1972 até cerca de 1980. 

Eu conheci o Militélo em 1972 no Diário de S. Paulo, quando comecei a publicar o Espoleta no suplemento infantil dominical, Clubinho. Ele fazia a capa do suplemento e uma página de quadrinhos. Trabalhamos algum tempo em parceria, eu ia na casa dele pois ele tinha lá um comodo que dava um bom estúdio. Eu era quadrinista estreante e aprendi muita coisa com ele. O filho dele, Alexandre, devia ter uns cinco anos de idade naquela época. O Militélo criou o personagem Xandeco em homenagem ao filho. Esse personagem também foi publicado em quadrinhos no Clubinho

A esposa dele era professora de ensino fundamental. Devido ao contato com material pedagógico da esposa, ele criou um projeto chamado Prezinho, com conteúdo pedagógico de entretenimento. A revista com esse título foi publicada pela editora Noblet. Depois o Militélo se desentendeu com a editora e tentou transferir a revista para outra. O editor, Joseph Abourbih, se recusou a disponibilizar o título e o formato do projeto, continuando a publicação com outros desenhistas (isso a editora Noblet fez também com o meu Espoleta, eu só recuperei o título um ano depois). Mas o Militélo jamais recuperou a título Prezinho. O que lembro é que a perda da marca Prezinho colocou o Militélo em um profundo estado de desencanto com a profissão. 

A última vez que eu vi o Militélo foi em 1980, quando eu trabalhava na editora Abril e ele esteve lá. Depois disso, nunca mais vi ou ouvi falar dele. Já procurei muito e não achei".


                                                                                                                                                   Avalone



Nenhum comentário: