segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Nó Cego - Diário Popular - 1987



O cartunista Fernando Vasqs nos fala sobre sua criação: 

"A tira Nó Cego, publicada no Diário Popular em 1987/88, foi um dos trabalhos mais divertidos e ao mesmo tempo mais sofridos que eu fiz, porque era a primeira vez que eu desenhava quadrinhos, mesmo como estudo. 

Como “nó cego” era na época uma expressão popular, e o jornal também, achei que seria um bom título. 

O personagem principal, Ônix-21 (nome tirado do número de uma casa numa rua com esse nome), deveria ser um detetive, que, com o companheiro Cebolão-27 (não, esse não foi tirado de casa nem de rua), resolveria casos conjugais, mas com o tempo ele foi ampliando suas tarefas em aventuras inusitadas, como encontrar um assassino que matava com beijos envenenados ou combater um vilão que atacava – olha isso – com trocadilhos! 

Mais tarde Ônix-21 apareceria em longa metragem, numa revista chamada KYX-93 (editora TD, 1993), e seria substituído nas tiras por um elenco de personagens que mal duravam 10 piadas, como Alaor, o polivalente, Ana Cláudia & Antenor, Juca Seis e Meia, Nenê, o Gourmet, Vadio, o Cão, Lily etc.

Infelizmente, como quase tudo nessa área, durou uma rapidinha de coelho. Uma pena. Mas tá nos planos um livrinho com esse material todo. Um dia...".


Nenhum comentário: