terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tatu-Man - Correio Popular - 2010



Bira Dantas comentou em depoimento ao blog: "tenho 48 anos, sou cartunista, quadrinhista e ilustrador há 30 anos. Gaitista há 11. Criei o Tatu-Man para o jornal Correio Popular, de Campinas, cidade onde moro.
No inicio, tive ajuda da Thaís Araujo, minha filha de 11 anos. Ela me ajudou com os scans, tratamento digital e pintura das tiras. Tem muito bom gosto gráfico e um talento artístico avançado para sua idade. Ela recebia 10% do meu pagamento, mas reclamou que eu era muito chato e acabou pedindo as contas...
Tatu-Man era pra ser Homem-Tatu, mas a Thaís sugeriu um nome mais super-herói. Ele é um anti-herói brazuca, medroso, ensimesmado, meio complexado... destes que a gente encontra pelas esquinas e até dentro de casa (rs).
Seus inimigos são Reflexu's, Anta, Cachorro do Mato, Onça e Caboclo.



Segundo o jornalista Djota Carvalho: "Dasi Podideos foi criado em 2008 e, como todo bom tatu, mal nasceu e já correu para o escuro. Neste caso, o da gaveta do cartunista Bira Dantas, que o criou em um lampejo, mas resolveu deixar a ideia amadurecer um pouco. 

“Sempre tive um gosto por anti-heróis, por heróis azarados. Personagens mais à margem, como o Pena das Selvas, o Overman e o Kick-Ass, que só vim a conhecer mais recentemente, me cativam. Aliás, acho que o Tatu-Man tem bastante da linha do Kick-Ass”, diz Bira, lembrando que, claro, as aventuras de seu personagem seguem mais a linha do bom-humor.
Apesar da simpatia pelo filho recém-nascido, o autor só deixou que ele saísse do buraco, ou melhor, da gaveta, em 2010. “Recebi um convite do Correio Popular de Campinas para publicar uma tira diária. Eles queriam uma proposta que agradasse a toda família e, quando apresentei o personagem, eles gostaram”, relembra Bira. Tatu-Man fez sua estréia nas páginas do jornal em 25 de julho de 2010. Em tempo, Dasi Podideos , nome do alter ego do herói, é a designação científica para o animal tatu." Tenho publicado no jornal Graphiq do Mario Latino, que se dedica de forma incrível à publicação de tiras e de matérias sobre HQ. Publiquei também no Tiras de Letras.

Suas histórias continuam sequencialmente dia-após-dia, como nas primeiras Comic Strips.
São quase 3 anos de tiras diárias (mais de mil tiras) por onde desfilaram personagens como Nhô-Quim (Angelo Agostini), Turma do Xaxado (Cedraz), El Eternauta (do argentino Oesterheld), TEX (Bonelli e Galep), Spirit (Will Eisner), Moacir da Turma do Pererê (Ziraldo), Dick Tracy (Chester Gould), Jerônimo, o Herói do Sertão (Edmundo Rodrigues) e Escorpião de Prata (Eloyr Pacheco). Tatu-Man também visitou festivais de quadrinhos como FIQ, Gibicon Curitiba, FestComix, Cartucho (Santa Maria), Bicof (Coréia do Sul), premiações como Angelo Agostini e HQMix, além de muitos lançamentos em gibiterias como a saudosa HQMix".

Um comentário:

Bira disse...

Valeu pela postagem, Luigi. Seu Blog segue de vento em popa, cumprindo um papel que poucos cumpriram ate hoje: resgatar as tiras em quadrinhos de jornais brasileiros. Parabéns!