segunda-feira, 30 de junho de 2014

Florisvaldo, o vagabundo - Projeto Tiras - Ed. Abril - 1979



Criado por Waldyr Igayara"Florisvaldo, é um vagabundo convicto e orgulhoso de sua condição, mas nem por isso conformado, e sempre pacífico.

Suas maiores preocupações são: manter-se vagabundo e fugir da polícia e do trabalho, pelo qual tem verdadeira alergia. Gosta mesmo é de dormir em jardins, pedir dinheiro e comida, sonhar com a loteria esportiva e de conseguir uma boa cachaça.

Envolve-se com problemas e acontecimentos de nossa época, onde reage sempre de modo surpreendente, com muito humor e irreverência".

"lgayara é paulista, da capital, nasceu a 12 de maio de 1934. Aos 16 anos já colaborava com o jornal o Governador e com a revista Seleções Humorísticas.

A partir de 1960 passou a dedicar-se a produção de ilustrações para livros, revistas e histórias em quadrinhos infantis. Escreveu roteiros e desenhou para as revistas de quadrinhos Fantasia e Zás-Trás, da Editora Outubro, onde criou diversos personagens. Também publicou quase 500 tiras diárias do Florisvaldo para o jornal Última Hora de São Paulo.

Desenhou e escreveu mais de uma centena de histórias em quadrinhos dos personagens de Walt Disney, principalmente para a revista Zé Carioca da Editora Abril. Tem trabalhos publicados nas revistas Crás, Recreio e Pancada. Desde 1973 é Diretor Editorial de publicações infantojuvenis".

..................................................................................

"A iniciativa (Projeto Tiras) serviu para Igayara desengavetar um de seus personagens mais queridos, "Florisvaldo", publicado no jornal "Última Hora", durante dois anos, na década de 1960. "Foi a minha criação mais subversiva porque ele era um vagabundo, um Carlitos e um apêndice de Zé Carioca". Na tira, o desenhista aproveitava algumas piadas que não cabiam na linha politicamente correta de "Zé Carioca", por exigência dos Estúdios Disney. "Criei um sujeito que tomava pinga e ia preso apenas para poder comer de graça na cadeia, o que era inadmissível nas histórias do papagaio."

Trecho do livro "O homem Abril" de Gonçalo Júnior - Opera Graphica Editora


A versão década de 60 do personagem. Imagem do livro "Curso Completo de Desenho Artístico" de Jayme Cortez, Editora Divulgação Artística.

Em seu livro "O Mundo dos Quadrinhos" de 1977, Editora Símbolo, Ionaldo Cavalcanti escreveu: "Criação de Waldyr Igayara de Souza de 1964, esta série humorística era publicada em tiras diárias pelo jornal Última Hora, de São Paulo, entre os anos de 1964 e 1966.
Dentro daquele espírito engraçado que o caracterizava, o vagabundo Florisvaldo junto com outros elementos de sua condição social, preferia dormir na companhia de um cão rabujento num pé de escada, onde a amizade é sincera e sem maldade."

Uma versão intermediária do personagem para o livro de Ionaldo Cavalcanti.

Acima, o Florisvaldo atualizado publicado em cores na revista Pancada da editora Abril em 1978.


Nenhum comentário: