quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Barnabé - 1999

Na linha das aventuras caipiras como Chico Bento de Mauricio de Sousa e Caruncho e Caroço de Paulo Hamasaki surgiu no final dos anos 1990 a Turma do Barnabé.

Juntando a inocência malandra e malícia inocente do povo do interior do sudeste e centro-oeste brasileiro, Barnabé, um garoto de oito anos bastante ranzinza, mas possuidor de uma liderança natural, participava de aventuras divertidíssimas com seus amigos.

São eles: Ceci, sua namorada; Rodolfo, o menino da cidade; Chuji, o vizinho das hortas, dorminhoco e cientista; Hermão, o mais forte da turma; Sorriso, piadista e craque em futebol; Fessora, míope e distraída; Cilinha, a mãe de Sardinha, Hermão e Barnabé, cozinheira e parteira da região; Tio Jeca, caipirão, não gosta de coisas modernas; Nenê, tem um ano e é o irmão mais novo de Barnabé; Sardinha, gago, ansioso e assustado; Nhô Quité, irmão do Jeca, pão-duro, pescador e mentiroso; Giovanna, vaidosa e desajeitada, vive tentando conquistar o Barnabé.

Criadas por Vanderley Feliciano, que as fazia rafeadas no formato tiras, a maioria delas foi desenhada por seu irmão Binho. Os dois trabalhavam no estúdio Ely Barbosa. As tiras saíram na Sampa, em revistas infantis. Vanderley Feliciano foi o principal arte-finalista do estúdio Ely Barbosa, tendo trabalhos publicados em praticamente todas as revistas em quadrinhos do gênero infantil produzidas por esse estúdio durante as décadas de 1970 e de 1980. Excepcional arte-finalista e letrista Feliciano faleceu em 2000 em decorrência de uma diabetes.

Em 2003 Barnabé ganhou título próprio na coleção Graphic Talents nº 08 da editora Escala

Nessa 2ª fase as histórias eram de Franco de Rosa, João Costa e Genival, os desenhos eram de Edil Araújo, Wanderley Felipe e Mingo, a arte-final ficava por conta de João Costa e as letras por Wanderley Felipe (Wanderfel). As tiras eram criadas e desenhadas por Wanderley Felipe. 

Esse material saiu também na Edição Especial nº 01 do Manual do Manuel / CD-Rom - O Ataque dos Jecas, da editora Escala.


Acima, o Barnabé de Wanderley Felipe.