sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Os Pleistocênicos - 2000

Tendo como personagens os animais do período pleistoceno brasileiro a cartunista Dadi (Ignez Apparecida de Castro) contava com muita delicadeza e bom humor a vida dos bichos há 10.000 anos. Além de divertidas, as aventuras de Bracinho, Cabelão, Boavista, Cabeça, Cheguei e Simpático, davam valiosas dicas de paleontologia e paleobiologia aos leitores do jornal Correio Popular, de Campinas (SP) a partir do ano 2000.

A série teve até título próprio na coleção Graphic Talents nº 15 da editora Escala.

Sobre a autora: Dadi é nascida em Jundiaí/SP.  Formou-se em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas em 1987. Começou a trabalhar em 1990 no Estúdio de Animação Cigarra Inquietante, onde, entre outras atividades, foi intervaladora e finalizadora de traços em cenas da animação Fievel Vai Para o Oeste (continuação de Fievel, um Conto Americano).

Em 1992, publicou sua primeira coleção de livros ilustrados, Fauna das Cidades, pela editora FTD. A partir de 1994, começou a publicar histórias em quadrinhos autorais na editora Escala, como Gatas e Nuvens, O Grande Desaponte, Memocigus, Brigite, a Mulher-Dragão, Bichos do Mato e Os Pleistocênicos (este último, Entre 2000 e 2007, se tornou uma tira cômica publicada no jornal Correio Popular, de Campinas e foi publicada em uma edição da revista Graphic Talents da editora Escala).

O romance gráfico Bichos do Mato, de 1997, foi seu trabalho de maior destaque. A história, publicada em dois volumes, apresenta histórias em que ocorre o encontro de diferentes sociedades de animais, cada uma com sua própria cultura, crenças e objetivos, interferindo diretamente na vida umas das outras.

Por volta do início dos anos 2010, Dadí mudou-se para Jundiaí, onde começou a trabalhar como professora de arte e bibliotecária na Escola Estadual Siqueira de Moraes, além de dar aulas de desenho e trabalhar como ilustradora independente.

Em 2017, Dadí voltou a lançar uma nova HQ com "A Memória da Terra", publicada na revista Japy do coletivo Jundcomics, que trouxe uma coletânea de várias histórias curtas por diversos artistas. Em 2020, foi a vez de lançar o romance gráfico Coração de Pombo, no qual ficou responsável pelo roteiro e contou com desenhos de Debbie Garcia.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Deus e o Diabo -1990

Deus e o Diabo reúne os representantes do bem e do mal em uma mesma agência de criação publicitária. Deus é redator e o Diabo o diretor de arte. 

Segundo o autor Iotti (Carlos Henrique Iotti) essa dupla vive as contradições da criação publicitária desde que Deus disse: — faça-se a luz. E o diabo retrucou: — faça-se a conta de luz! 

Apesar das contradições a dupla tem uma relação cordial e hilária. A tira foi distribuída pela agência Pacatatu a partir de 1990.

.....................................

Carlos Henrique Iotti (Caxias do Sul, 27 de fevereiro de 1964), mais conhecido como Iotti, é um jornalista e cartunista brasileiro, criador do personagem Radicci. Neto de italianos, aos dezesseis anos procurou fazer carreira com o desenho e, depois de concluir o curso de Jornalismo na UFRGS, criou os primeiros personagens.

Para saber mais sobre Iotti clique aqui.