sexta-feira, 23 de junho de 2023

O Merecimento - 1976

Em outubro de 1976 o Jornal Espírita publicou a narrativa O Merecimento, desenhada por Messias de Mello. Mas qual seria a história por trás dessa história?

É simples, entre 1964 e 1968 o Anuário Espírita, do Instituto de Difusão Espírita, publicou seis adaptações de contos de Hilário Silva, dos livros Almas em desfile e A Vida Escreve, psicografadas pelos médiuns  Chico Xavier e Waldo Vieira e desenhadas por Messias de Mello.

Em O Merecimento é contada a história do operário Saturnino, que ao sofrer um grave acidente que lhe fere a mão direita acaba por descobrir que em outra encarnação foi um cruel sitiante que, por maldade, esmaga a mão de um trabalhador em um engenho de cana.

Todas as seis histórias, Dois Meses Antes; Pica-Pau; O Merecimento; Calvário Maternal; A Força do Exemplo e A Caso Pitanga;  foram reunidas no livro Messias de Mello e o Espiritismo em 2011 por Worney Almeida de Souza (WAZ) e publicadas pela editora Marca de Fantasia.

............................................................................

Manoel Messias de Mello (Maceió, 16 de agosto de 1904 - São Paulo, 18 de outubro de 1994) foi um quadrinhista brasileiro filho de Severiano Rodrigues de Mello e de Tereza da Rocha Mello. Iniciou a carreira de ilustrador trabalhando para a Gazeta Juvenil, suplemento infantil do jornal A Gazeta. 

Nas páginas da Gazetinha, entre 1936 e 1939, criou diversos personagens, entre eles Pão Duro, Gibimba e Audaz, o Demolidor. 

Ao lado do escritor Armando Brussolo , realizou, de 1936 a 1939, diversas histórias em quadrinhos de aventura publicadas em capítulos, como Capitão Blood, Sherlock Holmes, o Homem Elétrico, A conquista das esmeraldas. A sua criação Audaz, o demolidor consiste em um robô gigante e surgiu inicialmente no ano de 1938, em uma edição da revista A Gazetinha . O heroico Audaz era operado por três personagens humanos: o Doutor Blum , o garoto-prodígio Jaques Ennes, e o galã Greggor. A partir de 1949 a série passou a ser editada na na nova versão da revista Gazeta Juvenil .

Também ilustrou O Raio da Morte, Bascomb – o Terror de Ferney, À Roda da Lua baseada nos romances Da Terra à Lua (1865) e sua sequência À Roda Da Lua (1869) de Júlio Verne, O enigma do espectro de James Hull, entre outros trabalhos feitos para esse suplemento.

Colaborou com o jornal Gazeta Esportiva, criando charges esportiva. Na década de 1950, produziu para a La Selva, HQs baseadas no nos palhaços Arrelia e Pimentinha e nos atores Oscarito e Grande Otelo.

Recebeu o prêmio de Mestre do Quadrinho Nacional na primeira edição do Prêmio Angelo Agostini, em 1985. Seu filho, Daniel Messias tornou-se um conhecido animador, trabalhando para várias empresas de animação.


Nenhum comentário: