quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Tinoco, o caçador de feras - O Tico-Tico - 1936


Tinoco é um caçador que narra suas aventuras, mas são tão mirabolantes que dificilmente alguém acredita nelas. Criadas pelo cartunista Théo, forma publicadas em O Tico-Tico a partir de 1936.


Sobre Tinoco, foi escrito: 

"TINOCO, O CAÇADOR DE FERAS

Personagem humorístico criado por Théo em 1936, depois de ter lançado Chico Farófia. Com histórias completas de uma página, este engraçado caçador aparecia na revista O Tico-Tico, da editora O Malho".
O Mundo dos Quadrinhos - Ionaldo Cavalcanti - Ed. Símbolo - 1977


E sobre Théo:

"THÉO 

Brasil (1901-1980) 
Théo foi o pseudônimo que o cartunista, caricatu­rista e jornalista Djalma Pires Ferreira, nascido em Salvador, Bahia, em 2 de julho, utilizou durante toda a sua carreira. Suas primeiras charges, reme­tidas ainda de Salvador, saíram no periódico humo­ristico de Bastos Tigre, D. Quixote. Transferindo-se para o Rio, em 1922, Théo reuniu, ao longo de várias décadas, colaboração em jornais e revistas: 
O Malho, O Globo, Jornal do Brasil, Careta, A Nação, Gazeta, de São Paulo, A Noite, Vamos Ler, Revista da Semana e A Cigarra. Sua mais conhecida criação, a Bola do dia, foi publica pelo O Globo por mais de trinta anos. Nos quadrinhos, principalmente na década de 30, Théo tomou-se muito conhecido entre os leitores de O Tico-Tico. Primeiro ele criou Chico Farofia (1934). Depois, uma versão cabocla do Tartarin de Tarascon, Ti­noco, caçador de feras (1938), que o popularizou ainda mais como desenhista de quadrinhos. Seus bonecos eram feitos com poucos traços, mas estilo moderno e expressividade ótima". 

Enciclopédia dos Quadrinhos - Goida / André Kleinert - Ed. L&PM - 2011

Théo na revista Vamos Ler - 1942


Ademar de Barros por Théo, Diário Popular - 1964

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da postagem. Há dias procurava sem sucesso nas plataformas de imagens do Bing e do Google, imagens desse personagem. Existe outro personagem do qual seria interessante uma postagem. No livro Shazam de avaro de Moya de 1970, na página 200 há uma reprodução de uma tira do desenhista Nino Borges dos personagens Bolinha e Bolonha na qual aparece um personagem coadjuvante descrito desordeiro e apelidado como Pé de Fogo.

Unknown disse...

Só um correção, o autor do livro é Álvaro de Moya e o capítulo em questão teve a participação de Reinaldo de Oliveira.

Luigi Rocco disse...

Olá, amigo. Fiz uma postagem com Bolinha e Bolonha. Confira: https://tvmemory.blogspot.com/2019/01/bolinha-e-bolonha-o-tico-tico-1934.html

abs