sábado, 5 de agosto de 2017

Capitão Sol - O Sol - 1967


Equinócio é um ingênuo e pouco competente repórter, mas ao pronunciar a palavra mágica "Atchim!" tranforma-se no Capitão Sol, o herói mais poderoso do planeta. Às voltas com o terrível Dr. Próton, ele tenta evitar que o vilão concretize seu diabólico plano F-X, que consiste em sequestrar uma gigantesca carga de LSD!

Sátira aos super-heróis norte-americanos, mistura de Super-Homem e Capitão Marvel, foi criado por Daniel Azulay para o jornal O Sol e veiculado entre 1967 e 1968, servindo de laboratório para uma outra criação do autor, o Capitão Cipó.


O Sol foi um jornal do Rio de Janeiro, em formato tablóide, que circulou entre setembro de 1967 e janeiro de 1968.

Surgiu como um suplemento cultural do Jornal dos Sports. Dois meses depois do lançamento, porém, passou a circular de forma independente. Reunia na sua redação, sob o comando de Reynaldo Jardim e dos editores Zuenir Ventura e Ana Arruda Callado, cerca de 30 jovens formados nas faculdades de jornalismo, uma novidade no Brasil da época.

Com uma linguagem de vanguarda, guiada pelo movimento da contracultura, influenciou diversos veículos da imprensa alternativa que surgiram nos anos seguintes, como O Pasquim, a publicação inovava na diagramação (para poder ser lido no ônibus, dobrado, cada matéria ocupava apenas um quarto da página) e no formato (era um jornal-escola, no qual os estudantes egressos das faculdades de jornalismo podiam aprender ao mesmo tempo em que tinham a responsabilidade de pôr o jornal nas bancas.


Nenhum comentário: