segunda-feira, 7 de julho de 2014

Leopoldo - Folha de São Paulo - 1973

Criado pelo hoje publicitário Márcio Pitliuk e publicado na Folha de S. Paulo a partir de 14 de maio 1973, Leopoldo era o típico representante da geração flower power. 

"Pitliuk tem no Leopoldo seu personagem principal, o filho de um industrial 'cheio da grana' que pode bancar o hippie, mas vive em eterno conflito com o pai. Protótipo do jovem que acanhadamente, com timidez, tenta aproximar-se do 'velho', enquanto este assume uma atitude severa e crítica que acaba gerando os conflitos. São o sistema e o anti-sistema em confronto, diz Márcio, Leopoldo é fiel a si mesmo, sabe que não adianta discutir com o pai e que o pai nunca vai aceitar seus trinta anos a menos. Por isso o personagem nunca diz nada, só pensa o que quer dizer, para justamente, não entrar em conflito com o 'velho'. O Leopoldo é, no fundo, uma subdivisão minha, um pouco de mim mesmo jogado numa figura de historieta". 

Com um desenho despojado, Leopoldo lançava suas farpas principalmente contra a sociedade de consumo. A maior vítima de suas críticas era seu próprio pai, que frequentemente assumia a identidade de Super Bovespa

Leopoldo chegou a sair no nº 21 do Gibi Semanal da RGE em 1975. 

Pitliuk nasceu em 1953. Em 1973 publicava também a tira Rips na Folha da Tarde e participou da revista Balão onde fez parcerias com Paulo Caruso e Luiz Gê. Posteriormente criou a tira Afagos Amargos.

Um comentário:

joao disse...

Nãão conhecia esta tira, o cara eu sabia, teve até uma pareceria com Paulo Caruso.
Bela idéia de fazer um levantamento das tiras meu caro
meus parabéns