segunda-feira, 21 de julho de 2014

Maloca - Vaca Amarela - Grafipar - 1980



Por Franco e Paulo Paiva (Brito)

"Eu desenhei o Maloca. Que tinha textos do Paiva. Fizemos uma edição inteira de um gibi em cores para a Editora Saber. Na mesma época eu desenhava o Praça Atrapalhado. O Fabiano Dias era o diretor de arte e fazia a arte-final do Praça. O Seabra finalizou o Maloca. Isso aconteceu, creio, entre 1976/77. O Paiva tinha entrado na Abril e assinava com o pseudônimo de Brito. Cheguei a desenhar 60 tiras do Maloca, também muitas com arte-final do Seabra. Foram publicadas no jornal Noticias Populares.



Muitas das tiras do Maloca foram depois redesenhadas por Seabra, em novo estilo, mas o personagem teve o nome mudado para Borola. Sairam em algum lugar. Não sei onde. E o Seabra não se recorda. Acha que foi só um projeto.

O fato é que em 1982, quando aconteceu a Copa do Mundo, o próprio Paiva refez as tiras do Maloca, com o seu desenho relaxado e rústico. Muito mais expressivo. Eu o considero um dos grandes do nosso humor gráfico. Autêntico herdeiro de Sempé. Paiva fez as tiras, assinou, mas desta vez o personagem foi rebatizado para Maciota. Em tiras e também formato cartum. 

Franco."

Nenhum comentário: