segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Virgínia Zipf - Fairplay - 1967



"VIRGÍNlA ZIPF - Uma ótima experiência feita pela revista Fairplay, da Efecê editora, em 1967.

Com argumentos de Roberto Duailibi e ilustrações de Pierre Rousselet, esta série sem conseguir fugir às influências de Barbarella, Jodelle e Phoebe Zeit-Geist, conforme depoimento do próprio autor, narra de maneira satírica a ação de uma agente secreta juntamente com sua amiga Juno e o robô Tossê, no planeta Phyn

A destacar o grafismo de boa qualidade de Rousselet".

O Mundo dos Quadrinhos - Ionaldo Cavalcanti - editora Símbolo - 1977

Anúncio produzido por Rousselet em sua agência, a HotShop.


Em entrevista, Roberto Duailib declarou: "A Virgínia Zipf era uma personagem interplanetária, absolutamente livre, bonita pra burro... cujo desenhista era um rapaz chamado Pierre Rousselet, que tinha um traço maravilhoso e trabalhava na Metro 3 exatamente como ilustrador. Eu escrevia e ele desenhava".

Sobre os autores sabemos que eram ligados ao mundo da publicidade, Pierre Rousselet foi diretor de arte da Standard-SP em 1977, tendo recebido diversos prêmios na área. Roberto Duailibi (1935) é formado pela Escola de Propaganda de São Paulo. Iniciou sua carreira em 1952, na Colgate - Palmolive. A partir de 1956 trabalhou como redator em agências como CIN - Companhia de Incremento de Negócios (atual Leo Burnett Publicidade Ltda), JWT, McCann Ericson e na Standard Propaganda (Atual Ogilvy & Mather), onde foi vice-presidente de criação. Em 1968 associou-se a José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti na formação da DPZ , uma das maiores e mais premiadas agências publicitárias do país. Eleito "Publicitário do Ano" em 1969, no Prêmio Colunistas.

Agradecimentos ao amigo João Antonio Buhrer pela imagem do anúncio.

2 comentários:

JPRousselet disse...

Sim eles foram excepcionais, FairPlay foi a primeira revista tipo PlayBoy (proibida no Brasil na época) que quebrou o tabu e a censura da ditadura. Se hoje o Brasil tem a liberdade que tem foi graças a estes precursores da Metro3, agencia de publicidade que explodiu e logo se transformou em DPZ, símbolo de avanguard. Alem de criador de outras campanhas Pierre Rousselet ilustrava Virgínia Zipf com o melhor nível de arte, equiparado ao europeu. Pierre Rousselet foi um expoente na publicidade brasileira com trabalhos que inspiraram Hans Donner (Globo) a sair da Alemanha de mudança para o Brasil e, ganhador de vários prêmios em Cannes, Clio no EUA alem de ser convidado a participar de varias bienais europeias de publicidade. Um dos únicos artistas a ter dois trabalhos expostos ao mesmo tempo numa bienal europeia. Mais tarde se tornou socio fundador da HotShop com Carlos Duailibi que era na verdade um braço da DPZ a qual havia crescido e não tinha lugar para duas contas de chocolate por exemplo. Na HotShop Pierre Rousselet em dupla de criação com Fernando Portela (redação) criaram e produziram peças de publicidade como Tang, filme premiado em Cannes. Jean Pierre Rousselet

Luigi Rocco disse...

Obrigado, Rousselet, pela bela complementação à postagem.