sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O caçador de rebanhos - A Nação - 1963


O caçador de rebanhos. Série histórica passada no século XVIII e desenhada por Luiz Saindenberg. Foi publicada no jornal A Nação em 1963. Distribuída pela Barbossa Lessa Produções foi republicada posteriormente, com os desenhos refeitos, com o nome de O Bandeirante no jornal Última Hora.


Sobre Luiz Saidenberg: "Brasil (1939) - Nascido em Piracicaba (São Paulo), com 18 anos já na capital, Saidenberg empregou-se numa pequena agência de publicidade como ilustrador. Logo estava na Editora Outubro, onde conheceu Gedeone, Flávio Colin, Álvaro de Moya e outros nomes já consagrados das HQs nacionais. Em 1962 a convite de José Geraldo, passou a fazer parte da CETPA, onde desenhou História do cooperativismo. Como o CETPA durou menos de um ano, Saindenberg voltou para São Paulo e para a publicidade. Ainda desenhou por algum tempo as tiras de A bandeira*.

Só voltou aos quadrinhos no tempo da Grafipar, colaborando espaçadamente também com a Vecchi (Spektro) e a Press (Almanaque Sobrenatural). Em 2003, pela Opera Graphica, saiu o álbum Na trilha de Masamune, uma história de samurai no século XVI. O personagem ganhou continuidade no álbum No rastro de Masamune (2005) pela editora Marca de Fantasia de Henrique Magalhães".

*Como sabemos a tira chama-se O Bandeirante.

Enciclopédia dos Quadrinhos – Goida / André Kleinert – L & PM Editores - 2001

A Nação era um tabloide paulistano das empresas O Esporte e A Hora que circulou entre 1963 e 1964, tendo como diretor-presidente J. B. Viana de Morais, como redator-chefe Nabor Caires de Brito e como editor de arte Luís Sanches.


Sobre Barbosa Lessa: "Sempre foi um sonho de quadrinistas brasileiros ver seu trabalho distribuído nos moldes das grandes agências distribuidoras americanas, os syndicates, como a King Features, a United Features ou o Chicago Tribune. 

No início dos anos 1960, coincidentemente, surgiram no Brasil duas tentativas de se fazer isso, a Maurício de Sousa Produções, que além do trabalho do próprio Maurício distribuía também O Gaúcho, de Júlio Shimamoto e Vizunga, de Flávio Colin. A Barbosa Lessa Produções Artísticas, distribuindo Gatinha Paulista, de José Delbó, Capitão Tarumã, de Manoel Victor Filho, Jacaré Mendonça e Amores Históricos de Rodolfo Zalla e ainda O Bandeirante de Luiz Saidenberg, sua última tentativa de permanecer nos quadrinhos.

Luiz Carlos Barbosa Lessa foi um importante produtor cultural muito ligado às tradições gaúchas. Folclorista, letrista, poeta, escritor, produtor e apresentador de TV, publicitário e relações públicas, foi também Secretário de Cultura de Porto Alegre e tem diversos livros publicados que versam sobre assuntos variados, desde a história do chimarrão a casos de marketing.

Ele escreveu todas as histórias de sua distribuidora, que durou de 1963 a 1964, sendo publicadas em jornais como Última Hora e O Diário Popular.

“Ah, o Bandeirante? Você sabe que eu nem me lembrava mais dele? Tenho umas 3 tiras, que me foram dadas pelo Zalla. Também não fiz muito mais que isso, já trabalhava em propaganda.

Foram feitas para o Barbosa Lessa, em 63. Não eram muito bem pagas, e eu tinha pouco tempo. Não sei dizer muito mais sobre isso, o Barbosa pretendia montar uma distribuidora como o Mauricio, que também estava se iniciando nesse gênero. Lembro que acabou de repente e que o Barbosa Lessa tinha um programa de TV com o Trio Farroupilha...”.

Luiz Saindenberg - Revista Memo número 3, setembro de 2013.

A técnica do desenho Jayme Cortez - Editora Bentivegna - meados dos anos 1960

Nenhum comentário: