terça-feira, 24 de junho de 2014

Sujismundo - Projeto Tiras - Ed. Abril - 1979



Sujismundo foi criado por Ruy Perotti no início dos anos 1970 para uma campanha educativa governamental. Para encabeçar o novo projeto a Editora Abril queria um personagem forte e conhecido e pediu ao autor que retomasse a criação no formato de tiras diárias. Apesar de uma resistência inicial, Ruy topou a parada e a tira começou a ser distribuida junto às criações dos outros autores.

"Sujismundo - personagem que pode dispensar maiores apresentações, foi criado para estrelar os filmes da Campanha de Limpeza.

Em pouquíssimo tempo ele atingiu um grau de popularidade tão grande que chegou a ser escolhido como paraninfo de várias turmas de formandos.

Sujismundo é porcalhão inveterado e inconsequente que, com seus maus hábitos, inferniza a vida do gari Claridalvo, que se orgulha de ser o lixeiro mais limpo do mundo. Mas nem por isso ele deixa de ser simpático e divertido, vivendo histórias cheias de bom humor".


Sujismundo chegou a ter uma revista própria que misturava quadrinhos e passatempos em 1977 e algumas aventuras publicadas na revista Gabola, do mesmo autor.

"Perotti - nasceu em Valença, Rio de Janeiro, a 24 de março de 1937. Em 1956, começou a trabalhar como desenhista de histórias em quadrinhos na EBAL (Editora Brasil-América). Dois anos depois veio para São Paulo, onde ocupou o cargo de Diretor de Arte e Criação da Linxfilm, empresa da qual se tornou um dos sócios.

Foi também professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e fundou e dirigiu a Arstudium - Escola Estudio de Artes Visuais. É o criador de Sujismundo, Dr. Prevenildo e outros personagens também populares como o Urashima Taro e o Seu Cabral dos comerciais da Varig.

Publicou as revistas em quadrinhos Satanésio e Gabola, pela Editora Abril. Atualmente (1979) é Diretor de Criação de Projetos Especiais em publicações infantojuvenis".



Revista Gabola - editora Abril - 1977

Revista Diversões nº 95 - editora Abril - 1977


Cena de um comercial do Sujismundo


Cena do episódio The Super Woman dirigido por Ruy perotti no filme Vozes da Fome - 1974.

2 comentários:

Dourado disse...

tem link pro filme? lembro levemente desse personagem Sugismundo.

Luigi Rocco disse...

Oi, Dourado, pus um link pros filmes na legenda da imagem do desenho animado. abs