sábado, 14 de junho de 2014

O Saturniano - Projeto Tiras - Ed. Abril - 1979


O Saturniano, nome completo P.3014, ou simplesmente , foi criado por Airon e Marcelo Barreto (Verde) para o Projeto Tiras da Editora Abril.

Um ser extraterrestre que visita nosso planeta e, com uma veia irônica e satírica, comenta os fatos e peculiaridades do nosso povo. 

Quando na Terra, o Saturniano convivia com seu amigo Cuíca, morador de uma comunidade e com o professor Ludwig Sabiá, cientista que às vezes aparecia como psicólogo, atendendo em um divã. 


Quando no espaço, os coadjuvantes eram Bolha, uma criatura amorfa, apaixonada pelo Saturniano, Observador, um telescópio espacial e Trinca, um ser que flutuava sobre algo que parecia ser uma meia casca de ovo, além de uma misteriosa nave espacial que passa a série interira tentando, mas nunca conseguindo, invadir a Terra.

Segundo Airon, O Saturniano foi "um projeto de juventude" dos autores, principalmente o Verde que na época tinha apenas 17 anos.



Segundo Alexandre Silva, "...outro grande projeto da Abril, na tentativa de fortalecer o mercado de quadrinhos brasileiros, foi o PROJETO TIRAS, criado em 1978. Dirigido por Ruy Perotti e coordenado por Wagner Augusto, funcionava como os syndicates americanos, distribuindo tiras de personagens brasileiros por vários jornais do país. Para essa empreitada, Primaggio Mantovi lançou O VETERINÁRIO, Carlos Avalone apresentou o seu CARRAPICHO (lançada em título próprio nos anos 1980), Renato Canini apresentou o indiozinho TIBICA (publicado recentemente pela Saraiva) e Ruy Perotti trouxe para as tiras o SUGISMUNDO (sucesso em comercial de tv). O projeto durou pouco mas rendeu uma sobrevida para alguns artistas, que continuaram a publicar seus personagens em jornais, mesmo após a extinção do núcleo."

Nenhum comentário: