sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Veterinário - ECAB - 1977



Distribuído inicialmente pela ECAB (Editora Carneiro Bastos) em 1977, O Veterinário foi incluído em 1979 no Projeto Tiras da editora Abril, tornando-se um dos seus carros-chefe. 

"O Veterinário é um médico dos mais variados animais da fauna terrestre. Em seu consultório, o veterinário, chamado Dr. Zoófilo, conversa com seus pacientes e soluciona os inúmeros problemas, com seu olhar clínico e humano, deste vasto mundo animal. Assim, com muito humor, o cartunista Primaggio cria as mais engraçadas e estranhas situações por meio de um personagem hilariante, gozador, e, também, profundo conhecedor de sua atividade profissional."

"Primaggio - nasceu em 18 de janeiro de 1945, em Gênova, Itália. Está no Brasil desde 1954, radicou-se no Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira profissional na Rio Gráfica Editora, desenhando para a revista Rocky Lane.

Durante os sete anos que trabalhou na editora carioca, desenhou cerca de 400 páginas, só para a revista Recruta Zero, e produziu capas para quase todas as publicações, entre elas, Fantasma, Mandrake, James Bond etc.


Em 1972, lançou sua primeira revista com um personagem próprio, o palhaço Sacarrolha, tendo publicado-a ao longo de cinco anos. Também escreveu argumentos e desenhou histórias com personagens de Walt Disney para quase todas as revistas da Editora Abril. Atualmente é responsável pela coordenação de publicações de histórias em quadrinhos infanto-juvenis".

O texto acima foi retirado do folheto promocional enviado pela editora aos jornais. As tiras apresentadas foram publicadas pela Gazeta de Vila Prudente, na época, impressa em processo tipográfico e podia-se perceber que eram reproduzidas a partir de clichês metálicos.

O Dr. Zoo já havia aparecido em 1976 no jornal Picolé nº 03 da editora Abril.

Nenhum comentário: